Implantação do Currículo Referência de Minas Gerais é discutida no 36º Congresso Mineiro de Municípios

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

16.05.2019

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE) esteve presente no primeiro dia do 36º Congresso Mineiro de Municípios (CMM), nesta terça-feira (14/5), em Belo Horizonte, para apresentar aos gestores municipais de educação a atual fase de implementação do Currículo Referência de Minas Gerais. Durante o encontro, os representantes da SEE explicaram a importância da parceria entre Estado e municípios para a formação dos professores, com foco no novo currículo escolar.

“Capacitar os professores para colocar o currículo dentro de sala de aula é fundamental. Com a quantidade de municípios que temos, é fundamental ter as prefeituras como parceiras, o que já acontece desde a elaboração do currículo. Todos temos o mesmo objetivo, que é a aprendizagem dos nossos estudantes”, afirmou a subsecretária de Desenvolvimento de Educação Básica da SEE, Geniana Guimarães Faria.

Também participaram do painel sobre Educação a coordenadora estadual do Currículo pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG), Virginia Morais Garcia; e a coordenadora da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação em Minas Gerais (Uncme-MG), Galdina Arrais.

Apesar de o processo de implementação em regime de colaboração acontecer também por meio de ferramentas de Educação à Distância (EAD), capacitações presenciais serão muito frequentes durante o ano de 2019, em função da extensão territorial de Minas Gerais.

“Todos os encontros que pudermos ter com gestores municipais são muito importantes porque é a nossa oportunidade de esclarecer dúvidas e mostrar a eles que não estão sozinhos nesse processo. Muito pelo contrário, são fundamentais nesse momento de formar o professor e levar o currículo para dentro de cada uma das escolas de Minas Gerais”, disse a coordenadora estadual do Currículo Referência de Minas Gerais, Virgínia Morais.

A coordenadora estadual do Currículo Referência de Minas Gerais pela Undime-MG, Virginia Morais. Foto: Franciele Xavier

A coordenadora estadual do Currículo Referência de Minas Gerais pela Undime-MG, Virginia Morais. Foto: Franciele Xavier

Currículo Referência de Minas Gerais

Homologado em dezembro do ano passado, o documento foi elaborado a partir de regime de colaboração entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e 852 municípios mineiros, por meio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime). Agora, o momento é de formação dos educadores e gestores e novamente estado e municípios trabalharão juntos.

Estão sendo preparados estudos presencias e formações à distância. A partir desta semana começam a ser realizadas webconferências para os interessados em iniciar o percurso pelas “Trilhas Formativas sobre o Currículo Referência de Minas Gerais”. A primeira webconferência aconteceu nesta terça-feira( 14/5), com o tema “A Língua Inglesa no Currículo Referência de Minas Gerais”. Todas as conferências online ficarão gravadas e poderão ser assistidas novamente através do site:https://sites.google.com/view/curriculodeminasgerais.

Para outras informações sobre as ações de formação de professores, acesse aqui.