Durante a Sessão solene de posse dos deputados da 11ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro - PJB, estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar os processos regimentais e de ordem do dia da Câmara dos deputados.
Estudantes do ensino médio que participam do projeto Parlamento Jovem Brasileiro participaram na terça feira, 23/9, da cerimônia de posse. Experiência que simula sessão solene e o juramento dos deputados, bem como a formação de chapas para concorrer aos cargos da Casa.
Com um número recorde de 2.079 estudantes inscritos e 78 estudantes selecionados, a cerimônia contou com presença da deputada federal Érika Kokay e a secretária da Educação e do Esporte do Amapá, Elda Araújo, que representou o Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed.
Kokay deu as boas vindas aos estudantes em nome de toda a mesa diretora da Câmara e ressaltou a importância dessa iniciativa por “estimular os jovens a se aprofundarem no conhecimento do processo eleitoral brasileiro”, e ainda complementou dizendo que a experiência “proporcionará um rico debate em torno de questões da vida política e socioeconômica do país”.
Já, a secretária Elda ressaltou os projetos apresentados pelos estudantes que podem inspirar “a adoção de políticas educacionais pelo executivo, mas também aos parlamentares na elaboração de outros projetos de Lei”, e acrescentou que “os desejos, interesses, ideias e soluções todos vocês podem promover mudanças não somente com a aprovação aqui no parlamento, mas também nos inspirando enquanto educadores, enquanto gestores da educação a realizar mudanças reais no dia a dia das escolas”.
Realizado anualmente, o Parlamento Jovem Brasileiro simula uma jornada parlamentar, em que os alunos participam de debates e votações como se fossem deputados. As atividades ocorrem ao longo desta semana e terminam na sexta-feira (26/9), quando os estudantes vão deliberar em Plenário sobre os projetos apresentados.