Rio Grande do Norte
22.05.2025Professores, pesquisadores, gestores e profissionais da saúde e da educação estiveram reunidos nesta quarta-feira (21) no VI Seminário Regional sobre o Atendimento Educacional Hospitalar e o X Fórum sobre Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar do RN. Promovido pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), Secretaria Municipal de Educação do Natal (SME) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o evento teve como tema “O Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar: Trabalho Colaborativo e Multidisciplinar”, reunindo experiências, desafios e avanços dessa política pública essencial.
A conferência de abertura foi conduzida pela professora doutora Adriana Garcia Gonçalves, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), que abordou as possibilidades de intervenção pedagógica em contextos hospitalares e domiciliares.
O evento também evidenciou práticas pedagógicas exitosas em unidades hospitalares, com relatos emocionantes de professores que atuam diretamente com estudantes em tratamento de saúde, seja internados ou em casa. A troca de experiências reforçou a necessidade de uma atuação integrada entre educadores, profissionais da saúde, gestores e famílias.
Durante a cerimônia de abertura, a secretária adjunta de Educação do RN, professora Cleonice Kozerski, ressaltou o valor simbólico e concreto do evento. “Celebramos 15 anos de AEHD no Rio Grande do Norte reafirmando que cada estudante importa. Educação é presença, mesmo quando a escola precisa ir até quem não pode estar nela. É nosso dever garantir esse direito com sensibilidade, compromisso e formação continuada”, afirmou.
A rede estadual de ensino do RN possui um histórico consolidado na área. O Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar (AEHD) é coordenado pela Subcoordenadoria de Educação Especial, através do Núcleo de Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar (NAEHD/RN), com base na Lei Estadual nº 10.320/2018. Em 2023, foram 1.219 estudantes atendidos em instituições parceiras como os hospitais Varela Santiago, Maria Alice Fernandes, Walfredo Gurgel, Hospital do Seridó, HUOL, além de entidades como a Casa Durval Paiva, o GACC-RN e a AAPCMR de Mossoró.
Segundo a professora Andréia Gomes, coordenadora do Núcleo de Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar (NAEHD/RN), vinculado à Subcoordenadoria de Educação Especial da SEEC, a construção coletiva do evento é um dos seus maiores trunfos. “O evento é planejado e realizado de forma colaborativa entre a SEEC, a UFRN e a Secretaria Municipal de Educação do Natal. Nosso objetivo realmente é divulgar e difundir o atendimento educacional hospitalar e domiciliar para ampliar a garantia do direito à educação de todas as crianças e adolescentes que estão sem poder ir à escola”, ponderou.
O evento também deu voz a professores que atuam na linha de frente desse atendimento. É o caso de Sheila Barreto, professora da rede estadual que atua no GACC e no Instituto do Bem, “Eu acompanho os estudantes que estão afastados da escola por adoecimento e, durante esse percurso, vamos trocando, além de muita sabedoria, experiências que fazem com que essas crianças possam se sentir inclusas, pertencentes também à educação, além da saúde. Que elas possam esquecer um pouquinho essa dor e a luta e, quando voltarem para as escolas, possam não estar tão prejudicadas, com alguma dificuldade em acompanhar, e serem reinseridas no ambiente escolar”, frisou.
A realização do seminário e do fórum fortalece o processo formativo dos professores da área, amplia a compreensão sobre o tema nas redes de ensino e contribui para consolidar uma educação inclusiva e comprometida com a realidade dos estudantes. Ao promover espaços como este, o Estado do RN dá mais um passo importante na construção de políticas públicas centradas na equidade e no cuidado.
Junto às autoridades citadas, estiveram presentes o secretário municipal de Educação de Natal, Aldo Fernandes, as coordenadoras de educação especial do Estado, Maria do Carmo Severo, e do município de Natal, Priscilla Ferreira, o vereador do município de Caicó, Andinho Duarte, além de diversos gestores, professores e pesquisadores da educação especial.