Inep realiza pesquisa de gravidez em adolescentes escolares

Educação

06.05.2019

Os estabelecimentos da rede estadual de educação de Rondônia participaram da pesquisa realizada pelo Programa Saúde na Escola, do Ministério da Saúde, em parceria com  o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e respondeu ao questionário sobre a quantidade de casos de gravidez em adolescentes escolares.

O Programa Saúde na Escola (PSE) da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) tomou conhecimento que os casos de gravidez em adolescentes escolares quadruplicou em 2018, passando de 20 mil, em 2017, para cerca de 91 mil, no ano passado.

O Inep disponibilizou o questionário durante a coleta da Situação do Aluno, do Censo Escolar 2018, e as informações sobre os casos de gravidez em adolescentes escolares foram coletadas entre 4 de fevereiro a 15 de abril de 2019, por meio do Sistema Educacenso.

O secretário de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), professor Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu, afirmou que a responsabilidade pela resposta ao questionário foi dos gestores escolares. Eles precisaram informar os casos de gravidez na adolescência, em alunas de suas escolas, em 2018. Foram considerados os casos na faixa etária de 10 a 19 anos de idade.

O trabalho desenvolvido no Programa Saúde na Escola tem como objetivo reduzir o número de casos de gravidez na adolescência, além de assegurar o cuidado integral às jovens gestantes. Integra a proposta de diminuir as vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento de crianças e adolescentes na trajetória escolar. O Ministério da Saúde divulgará os dados da pesquisa.