Iniciativas da SEC ajudam a enfrentar a violência de gênero na Bahia

Bahia

12.12.2025

A Educação tem se mostrado importante aliada no combate à violência contra as mulheres dentro e fora do ambiente escolar. As ações desenvolvidas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) com esse propósito foram elencadas durante o lançamento do Baralho do Crime Lilás, na sexta-feira (12), no Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria de Segurança Pública (SSP), em Salvador.

O Baralho do Crime Lilás é uma iniciativa conjunta da Secretaria da Segurança Pública (SSP), SPM, Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC) e Disque Denúncia que apresenta quatro cartas por naipe identificando acusados de crimes contra mulheres. Trata-se de uma ferramenta para estimular a população a denunciar crimes pelo 181, auxiliar na localização de foragidos e fortalecer o cerco contra agressores.

O governador Jerônimo Rodrigues ressaltou que o baralho é mais uma ação importante de combate à violência contra a mulher na Bahia. “Nos entristece muito ter que usar uma ferramenta como esta para fazer a proteção e uma ação de combate a qualquer tipo de crime contra a mulher. Nós já temos um baralho aqui do crime criado em 2011 e que tem uma repercussão muito positiva pelo fato de fazer a denúncia dos criminosos, neste caso aqui, daqueles que cometem qualquer tipo de agressão contra a mulher, não só feminicídio. Além disso, é uma expectativa nossa de fortalecer uma rede de proteção”.

A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, entre as iniciativas adotadas pela pasta, destacou o programa “Oxe, Me Respeite – Nas Escolas”, parceria da SEC com Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). “A gente fez um alto investimento, de quase R$ 25 milhões, em organizações sociais, que vão até as unidades escolares para fazer formação com os nossos estudantes e professores sobre temas como gênero, racismo, sexualidade, homofobia e dignidade menstrual, com intuito de prevenir a violência de gênero e promover a igualdade, respeito e direitos humanos nas escolas. Além disso, são produzidos vídeos e material pedagógico como cartilhas para distribuição à sociedade baiana”.

A SEC também participa de campanhas temáticas e mobilização escolar voltadas para a valorização da mulher, como Março Mulher, Agosto Lilás, Caravana Fala Juventudes – Para Elas, segunda edição do STEAM+, primeira edição do Bahia do Technovation Girls, Corrida e Caminha UNEB Mulheres, dentre outras.

O lançamento do Baralho do Crime Lilás também contou com a participação da secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Neusa Cadore; do secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner; da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado, Fabya Reis; da secretária de Desenvolvimento Urbano do Estado, Jusmari Oliveira; da secretária de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia, Larissa Morais; dentre outros secretários e demais autoridades.

Fonte: Emerson Santos – Ascom/Sec

Crédito Foto: Douglas Amaral