Inscrições para a edição 2022 da OBMEP estão abertas

Alagoas

14.02.2022

Escolas públicas e privadas já podem se inscrever na edição 2022 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). As inscrições - que tiveram início às 12h desta segunda-feira (07) - devem ser feitas por meio de preenchimento de formulário no site www.obmep.org.br até o dia 17 de março.

Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e secretarias municipais e estaduais de Educação, a OBMEP visa descobrir e incentivar talentos da matemática nas escolas públicas e particulares do Brasil.

Em Alagoas, a competição é coordenada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e de suas Gerências Regionais de Educação (Geres). Nos últimos anos, as formações realizadas nas Geres em parceria com a Ufal e o empenho dos professores têm rendido excelentes resultados para a rede estadual na olimpíada.

“Mesmo em meio aos desafios da pandemia, jamais deixamos de trabalhar pelo aperfeiçoamento da Educação de Alagoas. As nossas escolas desenvolvem um trabalho focado e contínuo nas olimpíadas e isso também consolida as ações empreendidas pela Seduc, Gerências Regionais, enfim, toda a rede estadual, pela Educação. E em 2022, esse projeto será fortalecido”, destaca o superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Ricardo Lisboa.

Alagoas

Na edição 2021, Alagoas teve o melhor desempenho da sua história na olimpíada: foram 108 medalhas – 6 ouros, 22 pratas e 80 bronzes – e 837 Menções Honrosas conquistadas por alunos de escolas municipais, estaduais, federais e particulares. Pela rede estadual de ensino, foram 23 medalhas – 2 ouros, 2 pratas e 19 bronzes – e 266 Menções Honrosas conquistadas em 2021.

Trata-se da maior premiação já registrada pelo estado nas dezesseis edições da competição. Além disso, Alagoas, pela primeira vez, obteve 6 ouros, dentre os quais, o da primeira estudante do sexo feminino a ter a premiação máxima da OBMEP – Gabriela Souza, pela Escola Estadual Almeida Cavalcanti, de Palmeira dos Índios – e do primeiro bimedalhista de ouro da rede  estadual – João Vitor Silva dos Santos, pela Escola Estadual Padre Cabral, de Maceió.