Inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas começam nesta quarta-feira (1º)

#alagoas

01.02.2023

Ana Paula Lins / Ascom Seduc
 

Uma das principais competições de conhecimento do Brasil, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) está com inscrições abertas a partir desta quarta-feira  (1º). O procedimento para se cadastrar na edição 2023 deve ser feito pelo site www.obmep.org.br até o dia 17 de março, e desta vez, os estudantes do 6º ano do ensino fundamental e do 3ª ano do ensino médio, de escolas públicas e privadas, podem participar.

Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a  OBMEP visa fomentar o interesse pelo estudo da matemática, descobrir talentos na área e fortalecer a formação de professores. Em 2022, mais de 18 milhões de estudantes de 54 mil escolas participaram da competição em todo o Brasil. Em Alagoas, a olimpíada é coordenada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretarias Municipais de Educação (Semeds), Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e rede particular de ensino.

Na edição 2022 da OBMEP, Alagoas registrou a participação de 350 mil estudantes de 840 escolas públicas e privadas. Ao todo, o Estado conseguiu 93 medalhas com alunos de escolas públicas e privadas, sendo duas de ouro, 17 de prata e 74 de bronze. Pela rede estadual de ensino foram 25 medalhas - três de prata e 22 de bronze. Além disso, também foram premiados dois professores e oito escolas. A premiação da edição 2022 da Obmep deve acontecer no segundo semestre de 2023.