Inscrições para a Olimpíada Nacional em História estão abertas e são gratuitas para estudantes de escolas públicas

Tocantins

20.02.2024

As inscrições para a 16ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), estão abertas até o dia 26 de abril, exclusivamente on-line. O projeto é voltado para estudantes e professores de escolas públicas e particulares de todo o país. 

Neste ano, a ONHB traz mudanças importantes, entre elas, a oferta de bolsas de Iniciação Científica Júnior e a gratuidade na inscrição para estudantes de escolas públicas. As bolsas de Iniciação Científica Júnior serão destinadas aos estudantes de escolas públicas que obtiverem as maiores pontuações na ONHB, dentro do nível de ensino e do estado ao qual pertence. 

As bolsas são disponibilizadas pelo CNPq e têm duração de 12 meses. Como contrapartida, os alunos contemplados deverão participar de, ao menos, um dos projetos da ONHB realizados em 2024 e 2025. 

Os objetivos primordiais da Olimpíada são a promoção do estudo da História do Brasil, estimulação da convivência entre estudantes e professores, a prática de procedimentos científicos na solução de problemas, o incentivo ao estudo diligente e a interação entre os participantes. 

Como participar

Para participar, é preciso formar equipe com um professor de História e três alunos do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) ou Ensino Médio.

A equipe de professores pode realizar a inscrição de uma ou mais equipes, sem limite de equipes. É importante lembrar que o professor que desejar orientar equipes de níveis de ensino diferentes deverá realizar a inscrição de Ensino Fundamental e de Ensino Médio de forma separada, mesmo quando pertencentes à mesma escola.

Os funcionários como coordenador, diretor, secretário e outros membros da equipe gestora de uma instituição de ensino e/ou rede podem inscrever uma ou mais equipes, sem limite de equipes, professor ou unidades de ensino desde que pertencentes à mesma rede. 

Serviço:

Inscrições até 26 de abril; 

Escolas públicas: inscrições gratuitas; 

Mais informações em: www.olimpiadadehistoria.com.br 

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins