Escola Indígena de Ensino Médio Pastor Reginaldo Miguel segue com inscrições para curso “Normal Médio” até quarta (08)

Mato Grosso do Sul

04.02.2023

A Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Pastor Reginaldo Miguel – HOYENÓ’O, localizada na aldeia Lagoinha, município de Aquidauana, que passou a ofertar em 2022 Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), por intermédio do Programa “Escola da Autoria”, está com as inscrições abertas para o curso “Normal Médio Indígena Território Etnoeducacional Povos do Pantanal”

O curso é destinado para a formação técnica de professor assistente na educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental e atenderá as etnias Terena, Atikum, Guató, Kinikinau, Kadiwéu e Ofaié.

Regime de Colaboração

O diretor Luiz Cesar de Souza Cardoso enfatiza que a dinâmica do projeto pedagógico do curso acontecerá em três módulos com 25 aulas semanais de 50 minutos, sendo dessas, 20 presenciais e 5 não presenciais (remota), e os estudantes, a partir do 2º semestre do curso, poderão começar seus estágios supervisionados nas escolas municipais da região.

Serão oferecidos de início 40 vagas a ser preenchidas na turma, e um dos requisitos para participar da seletiva será a conclusão do ensino médio concluído. Segundo o diretor, o curso tem todos os procedimentos pedagógicos como exame final, avaliação paralela e conselho de classe.

Inscrições

As inscrições acontecem na unidade escolar até as 11h da manhã desta quarta-feira (08 de fevereiro). O estudante deverá concluir todas as etapas do curso no máximo em 2 anos para obter a certificação de “professores assistentes”. Sendo que desde 1º de Janeiro deste ano, um profissional com a formação “Normal Médio” receberá um salário de R$ 4.420,55, para 40 horas semanais na Rede Estadual de Ensino.

“A direção e liderança da aldeia Lagoinha agradecem o governador Eduardo Riedel pela valorização dos salários dos professores, e o Secretário de Estado e Educação Hélio Queiroz Daher pela ótima gestão que está sendo feita nas escolas”, menciona cacique Leveson Vicente.

Adersino Junior, SED