Inscrições para o programa Jovens Embaixadores 2017 podem ser realizadas até esta sexta-feira

Paraíba

16.08.2016

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) alerta os alunos da rede estadual, que tenham entre 15 e 18 anos e estejam cursando o Ensino Médio, que o prazo para fazer o pré-cadastro no Programa Jovens Embaixadores se encerra nesta sexta-feira (19). Para se inscrever o candidato deve acessar o site: http://goo.gl/rdQqhR. Para assistir ao vídeo explicativo do programa e para se inscrever na edição de 2017, acesse o site: www.facebook.com/jovensembaixadores.

Os alunos que já se inscreveram e foram aprovados na primeira fase têm até o dia 26 de agosto para concluir o formulário de inscrição online e enviar toda a documentação. Custeado pelo governo norte-americano, o programa seleciona todos os anos 50 jovens finalistas de todos os estados do Brasil para fazer um intercâmbio de um mês, nos Estados Unidos. Os semifinalistas são selecionados para o English Immersion Program.

Lançado pela Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil, o programa já mudou a vida de mais de 460 estudantes da rede pública brasileira e permite aos participantes aprimorar as suas habilidades em liderança, conhecer uma nova cultura, interagir com jovens americanos e buscar oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

“Mais de 460 alunos já participaram do Programa Jovens Embaixadores durante esses 15 anos. Eu adoro esse programa e mal posso esperar para conhecer os próximos participantes. Venha fazer parte dessa experiência incrível”, convidou a embaixadora Liliana Ayalde.

Programa Jovens Embaixadores – O programa foi criado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e o primeiro grupo viajou em 2003. A partir de 2012, o programa passou a ser reproduzido em todos os países do continente americano. Os parceiros da iniciativa são: o Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed e as Secretarias Estaduais de Educação, a rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos, e também, as empresas FedEx, MSD, Microsoft, Bradesco, IBM e a Boeing Brasil.

O programa tem como alvo alunos brasileiros que são exemplos em suas comunidades, em termos de liderança, atitude positiva, trabalho voluntário, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. O programa visa fortalecer o ensino público por meio desses alunos, transformando-os em modelos para as suas comunidades.

O Jovens Embaixadores é bastante concorrido e recebe candidaturas de todo o Brasil. Os selecionados viajam em janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Durante a primeira semana, conhecem a capital daquele país e seus principais monumentos, participam de reuniões com organizações do setor público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem.

Após a semana em Washington, os participantes são divididos em grupos menores e viajam para diferentes estados nos EUA, onde são recebidos por famílias-anfitriãs, frequentam aulas em escolas locais e interagem com estudantes americanos da mesma idade, participam de atividades de responsabilidade social e cultural nas comunidades e fazem apresentações sobre o Brasil.

A experiência de ser um Jovem Embaixador oferece a esses excepcionais estudantes a oportunidade de expandir os seus horizontes, ao mesmo tempo em que eles nos auxiliam no fortalecimento dos laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.

http://paraiba.pb.gov.br/inscricoes-para-o-programa-jovens-embaixadores-2017-podem-ser-realizadas-ate-esta-sexta-feira/