Inscrições para vagas remanescentes do Ensino Técnico encerram dia 24 de novembro

Paraná

21.11.2023

Atenção: está terminando o prazo de inscrição para os cursos técnicos ofertados pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR). Com opções de cursos nas áreas de administração; agronegócios; farmácia; desenvolvimento de sistemas; programação de jogos digitais, formação de docentes; gastronomia e hospedagem, as vagas remanescentes são destinadas aos estudantes que estão concluindo o 9º ano do ensino fundamental que optarem pela educação profissional integrada ao ensino médio em 2024. Os interessados podem se inscrever até a próxima sexta-feira (24).

“Para saber se alguma escola da região em que o estudante reside está nessa lista, basta procurar a direção da instituição ou ainda consultar o site da Secretaria de Estado da Educação”, sugere a chefe do Departamento de Educação Profissional da Seed, Daiane Pereira Fraile. 

Mais 50 mil vagas - “Foi a ampliação no número de vagas para 2024 que possibilitou o aumento na oferta de vagas remanescentes. Para o próximo ano serão ofertadas 50 mil novas vagas na educação profissional, viabilizando aos estudantes maior acesso a habilidades específicas e conhecimentos práticos necessários nas diversas áreas profissionais”, lembra o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda. 

Seguindo a tendência dos últimos três anos, a ampliação na oferta  para os cursos técnicos na rede estadual vem promovendo e facilitando a entrada dos jovens no mercado de trabalho por meio da capacitação técnica e preparo profissional.

A gama de mais de 30 cursos conta com laboratórios, equipamentos e material de ponta para atender os estudantes. “Para se ter ideia, em 2021, o número de vagas no ensino técnico girava em torno de 14 mil. No ano seguinte, esse número saltou para 29 mil, e em 2023, chegamos ao patamar de 38 mil vagas disponíveis. Tal crescimento se deve tanto à reconfiguração do ensino médio quanto à própria demanda do mercado de trabalho que vem exigindo do profissional a incorporação de habilidades técnicas específicas, necessárias para desempenhar determinadas funções”, acrescenta o secretário. “É importante lembrar que é possível concluir, no mesmo período, o ensino médio e o curso profissionalizante, o que permite que o jovem ingresse imediatamente no mercado de trabalho”.

Do curso técnico direto para o mercado de trabalho -Para reforçar essa tese, Daiane Fraile destaca o aumento no número de contratos de trabalho firmados a partir da conclusão dos cursos nos últimos meses. "Inauguramos o ano de 2023 com 3.400 jovens contratados em diversos segmentos do mercado. No último levantamento feito no mês de outubro, alcançamos 17 mil", celebra. 

“Outro dado a ser comemorado é que quase 30% dos estudantes que optam  pelos cursos técnicos no Paraná ingressam no mercado de trabalho por intermédio dos programas de estágio remunerados, entre eles, o Jovem  Aprendiz”, finaliza Roni Miranda.