Instituto Educatores reúne ex-secretários estaduais de Educação de todo o país

Associação

17.03.2017

Ex-secretários estaduais de Educação de todo o país se reuniram nesta sexta-feira (17), em Brasília, para a primeira reunião do Instituto Educatores, associação formada por quem já assumiu a pasta nos 26 estados e no Distrito Federal. De acordo com a presidente do instituto, professora Maria Nilene Badeca, do Mato Grosso do Sul, uma das primeiras ações da entidade é aumentar a interlocução com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com o qual foi firmado um termo de compromisso.

“Esse termo foi firmado com o objetivo de resolver o problema tão sério das notificações e diligencias encaminhadas aos ex-gestores. A partir de agora, o instituto também será notificado e uma vez que o estado não entre em contato com o ex-secretário, nós o faremos”, explicou Nilene Badeca.

O assessor especial da presidência do FNDE, Rodrigo Rossi, também falou sobre o termo de compromisso. Ele lembrou que as conversas com o FNDE foram iniciadas há quase dois anos, desde que o Instituto Educatores foi criado e ressaltou a importância da parceria para dar eficiente à gestão, por meio da experiência que o instituto tem com o ex-gestores.

Outra ação destacada pela presidente do Instituto foi a edição de uma revista, em parceria com o Ministério da Educação, com soluções inovadoras em projetos desenvolvidos quando os ex-gestores trabalhavam em seus estados. Ela também agradeceu o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação neste momento inicial do Educatores. Por sua vez, o presidente do Consed, Idilvan Alencar, gravou mensagem de boas vindas aos ex-gestores e reafirmou que o Conselho de Secretários será parceiro da iniciativa.

A deputada federal Dorinha Seabra, que respondeu pela secretaria de Educação do estado do Tocantins por nove anos, destacou que a criação do Instituto Educatores representa um grande ganho para a educação brasileira, em especial às gestões e pessoas que vem produzindo na área. “O Educatores traz a proposta de socializar experiências, de discutir temas que estão em debate, que ainda hoje são grandes desafios em muitos estados brasileiros, e vai fazer isto por meio da junção de ex-secretários, com diferentes correntes políticas e ideológicas”, concluiu.