Instituto Estadual de Florestas lança jogo de tabuleiro para conscientizar crianças sobre a preservação do meio ambiente

Minas Gerais

05.10.2023

Aprender brincando, esse é o objetivo do Jogo de Tabuleiro: caminhada ecológica, iniciativa do Instituto Estadual de Florestas (IEF), para conscientizar as crianças sobre a preservação do meio ambiente. Avance duas casas se você avisou as autoridades ambientais sobre animais silvestres presos ilegalmente ou volte uma casa se jogou lixo no chão. Esses e outros comandos fazem parte do jogo, formulado para crianças acima de cinco anos, que foi lançado nesta quarta-feira (4/10), data em que é celebrado o Dia dos Animais. 

A brincadeira aborda cuidados com animais, bons hábitos para a conservação do meio ambiente, como o uso racional da água, crimes ambientais, entre outras temáticas. Disponível para ser baixado no site do IEF, o jogo é lúdico, com desenhos coloridos que valorizam a fauna e a flora silvestre brasileira. 

O material é, inclusive, uma oportunidade de professores trabalharem temas ambientais  e de preservação do meio ambiente em sala de aula. Esta é a primeira vez que o IEF, vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad/MG), lança um jogo de tabuleiro sobre animais silvestres. A atividade é voltada para crianças acima de cinco anos e pode ser jogada com, no máximo, quatro jogadores.

“É uma maneira de as crianças aprenderem se divertindo”, diz a analista ambiental Gleide Nolasco, da diretoria de Proteção à Fauna. “A educação ambiental tem esse viés lúdico, que nos auxilia na criação de um pensamento crítico entre as crianças, de uma forma que os pequenos possam absorver melhor essas informações. O nosso objetivo nesse jogo é chamar atenção para diversos pontos de proteção da fauna terrestre e aquática, como a pesca ilegal, os cuidados com os animais, passando por incêndios florestais, e hábitos conscientes”, destaca a analista ambiental Janaina Aguiar, da diretoria de Proteção à Fauna do IEF.

 

Clique aqui para baixar o jogo.