Instituto Professor Diehl oferece oficinas de leitura, música e artes para abordar a valorização da vida com os alunos

RS

01.10.2021

Em alusão às atividades do Setembro Amarelo, o Instituto Estadual de Educação Professor Diehl, do município de Quaraí, região de abrangência da 19ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Santana do Livramento, promoveu a 1ª edição do evento “Rua do Reencontro”.  O projeto tem como objetivo abordar a valorização da vida e estimular o autoconhecimento, autoestima, autocontrole e a socialização. As ações ocorrem por meio de oficinas de leitura, dança, música, skate, arte, saúde mental, plantio, percussão e violão, xadrez, raciocino lógico, entre outras.

Conforme a diretora, Núbia Carvalho, este trabalho de conscientização junto aos alunos surge da necessidade de fazer com que o estudante se torne protagonista do seu próprio saber, valorizando a sua existência. “O processo ensino-aprendizagem acontece quando todos estão bem, alunos e professores. Faz-se necessário o acolhimento e confiança nos Serviços de Orientação Educacional e na família para que todos os estudantes consigam relatar os seus problemas e adiantar todo o processo de diagnóstico e tratamento.   Oferecer uma educação humanizada, com ações voltadas à solidariedade, ajuda a formar cidadãos conscientes e solidários”, explica.

Segundo a coordenadora da 19ª CRE, Ana Alice Campagnaro, a prática de projetos como este nas escolas é fundamental para a melhoria na qualidade de ensino. “A escola exerce um papel significativo na vida de cada estudante. Ainda mais no cenário pandêmico atual, onde esta retomada ao ensino presencial necessita desta interação e acolhimento. Partindo do objetivo deste projeto é importante, ainda, repensar essa metodologia como uma forma de valorizar, reconhecer e ressaltar a importância do valor de cada ser humano”, destaca.

O 2º encontro da Rua do Reencontro está previsto para ocorrer no dia 11 de outubro de 2021.