Ano do Letramento Científico é lançado para melhorar alfabetização das crianças

Paraíba

08.02.2022

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, encerrou a primeira edição de Formação Continuada do Regime de Colaboração Integra Educação Paraíba. Foram três transmissões pelo YouTube, na semana passada, que lançaram o Ano do Letramento Científico na Alfabetização para as escolas da Rede Estadual de Ensino e das redes municipais de 221 municípios paraibanos.

Durante os três dias, foram apresentadas as diretrizes operacionais do regime de colaboração; o plano de ação 2022; a apresentação do planejamento pedagógico e instrumentos de rotina; as bases pedagógicas de acompanhamento do estudante; bases de gestão; estratégias para correção de déficit de aprendizagem e estratégias para alcançar a alfabetização na idade certa. O terceiro e último dia foi dedicado ao lançamento do Ano do Letramento Científico na Alfabetização, com a apresentação do Caderno de Letramento Científico e apresentação dos materiais para uso nos Anos Iniciais.

O Regime de Colaboração Integra Educação Paraíba propõe uma alfabetização que vá além do “bê-a-bá”, mas na qual o aluno tem o uso social da língua e da escrita, o que ele alcança através do letramento matemático e letramento científico, que é questionar, propor e ter curiosidade sobre o mundo. O Integra foi criado em abril de 2021.

“Esse deve ser um trabalho de caráter permanente. Esse conteúdo deve ser perene”, defendeu Rubens Freire, secretário executivo de Ciência e Tecnologia, que foi convidado do primeiro e do último dias da formação. “A secretaria pretende criar ambientes onde nossos estudantes convivam de modo agradável com experimentos, com atividades, com o método científico. Para uma criança, isso estabelece uma disciplina na observação do universo que o rodeia e das relações sociais”.

Os vídeos dos três dias de formação continuam no ar no canal do YouTube do Integra Educação Paraíba (https://www.youtube.com/channel/UCAVOSAYlc2pmcKi1JD36lxQ) e as três transmissões já somam mais de 42 mil visualizações.

https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-educacao-e-da-ciencia-e-tecnologia/noticias/ano-do-letramento-cientifico-e-lancado-em-evento-do-integra-educacao-paraiba-para-melhorar-alfabetizacao-das-criancas