Inteligência Artificial ajuda alunos da Rede a avançarem na produção textual

Secretaria de Estado da Educação do ES

12.09.2019

Os alunos das escolas da Rede Estadual têm aprimorado cada vez mais a redação para participar da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Os avanços são significativos e projetam o Espírito Santo para conquistar posição de destaque na competência.

A Plataforma Letrus de Desenvolvimento e Escrita, implantada em escolas da Rede Estadual por meio do Sedu Digital, já oportunizou o aproveitamento de 89% de aprendizagem entre os alunos das 121 escolas em que é utilizada.

O relatório parcial do trabalho realizado nas escolas foi apresentado nesta quarta-feira (11) pela equipe da Letrus para o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo. Também participaram a subsecretária de Educação Básica e Profissional, Andrea Guzzo, e a subsecretária de Planejamento e Avaliação, Isaura Nobre, além da gerente de Tecnologia da Educação, Carmem Prata, gerente de Informação e Avaliação, Denise Pereira da Silva, e subgerente Renata Marinho.

Com a ajuda da tecnologia, o aprendizado observado entre os 12 mil alunos da Rede que participam do projeto tem ganhado agilidade. O relatório apresentou que, ao todo, foram alcançados 88% de engajamento. Vitor de Angelo destacou que “os resultados são importantes e somam ao trabalho já desenvolvido pelas equipes pedagógicas da Rede, bem como nos dão um maior direcionamento para que esses alunos aprimorarem ainda mais a produção textual”.

Carmem Prata destacou que esse resultado é importante, tendo em vista que em 2018 eram apenas alunos do Pré-Enem. “Neste ano, a Letrus está sendo desenvolvida, também, com alunos do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental em 11 escolas-piloto da Rede”, disse.

Nos 54 municípios do Espírito Santo que participam, durante três redações aplicadas do total de cinco foi observado o crescimento de 7% na pontuação dos estudantes. “O perfil da escrita entre eles também melhorou. A avaliação mostrou que os alunos ampliaram o repertório de palavras e houve redução no número de desvios ortográficos”, destacou o sócio fundador da Letrus, Thiago Rached. O gerente para Redes Públicas da Letrus, Fábio Santos, e a analista para Redes Públicas da Letrus, Giovanna Louzada, também participaram da apresentação do relatório.

A equipe enfatizou que diante aos avanços observados na aprendizagem dos alunos, o Espírito Santo pode se tornar referência no uso da inteligência artificial para a melhora da aprendizagem dos alunos e também na melhoria do trabalho do professor neste sentido.

Plataforma Letrus

Por meio da ferramenta, os alunos produzem na própria plataforma o texto e recebem, na própria plataforma, a devolutiva em tempo real com uso de inteligência artificial. Neste ano, a oferta do programa foi ampliada, passando de 35 escolas para 121 unidades de ensino escolhidas através de sorteio.

Os professores conseguem avaliar a evolução dos alunos e de que forma podem aprimorar os conteúdos aplicados. O sistema de ensino e aprendizagem tem como base a escrita aplicada ao gênero dissertativo dentro das grades de correção do Enem.

Texto: Geiza Ardiçon