Em Pernambuco, intensivo ENEM reúne estudantes de todas as Gerências Regionais de Educação

Pernambuco

29.08.2019

Visando a reta final para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), as Gerências Regionais de Educação (GREs), em parceria com a Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação criaram o projeto ‘Intensivo ENEM’. A iniciativa visa a preparação completa dos estudantes para a prova, que serve como porta de entrada para as principais universidades do País.

Uma das Regionais que já deu o pontapé inicial no projeto foi a Submédio São Francisco. Ao menos uma vez na semana as escolas que cercam a região recebem aulas voltadas para as disciplinas de maior dificuldade dos estudantes. Apesar disso, a gestora da GRE, Dilma Marques, reforça o principal ponto que o aulão aborda. “Buscamos focar não apenas na questão do conteúdo e no domínio dos conteúdos, mas também na parte de confiança e motivação dos alunos, porque isso é fundamental na reta final. Esse projeto vem para fortalecer a autoestima deles para que eles se percebam como um ser que é capaz de alcançar os objetivos”, destacou. 

A GRE Mata Centro, da gestora Ana Xavier, também estreou no projeto com um auditório lotado de estudantes. “Superou nossas expectativas. Os alunos vieram em grande quantidade e tivemos um dia de bastante aprendizado, principalmente para os estudantes que estavam com maior dificuldade na aprendizagem desses conteúdos”, disse, Ana. O aulão contou com as disciplinas de matemática, história e português. 

Quem também já está se preparando para o início do Intensivo são os alunos de escolas da Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Norte. A estreia do projeto está marcada para o próximo dia 14, com aulas de português, redação, geografia, matemática, química e física. A ideia é que os aulões sejam realizados de forma quinzenal, sendo o último no dia 5 de outubro. “Estamos trabalhando com professores da rede que possuem bastante experiência para auxiliar os estudantes. O foco maior será na discussão e resolução de questões, além de ensiná-los a construir soluções para se darem bem na prova do ENEM”, destacou a gestora da GRE, Neuza Pontes.