Colegio Militarizado Aldébaro José Alcântara realiza 11ª edição de Intercâmbio com alunos da Guiana

Roraima

16.11.2023

A Escola Estadual Aldébaro José de Alcântara, localizada no município de Bonfim, está realizando a 11ª edição do Intercâmbio Intercultural das escolas entre Brasil e Guiana.

O evento iniciou na manhã desta quinta-feira e se estenderá até a tarde de sexta-feira, 17.

“São dois dias de oficinas, palestras, exposições, atividades culturais e mesas redondas. Nosso objetivo é envolver a escola de Lethem, na Guiana, com o Colégio Aldébaro Alcântara em uma ação de integração”, disse o coordenador do projeto, professor Paulo Andrade.

Este ano, além das escolas de fronteira, incluindo a José Aldebáro de Alcântara e a Saint Ignatius (Lethem), estão participando acadêmicos da UFAM (Universidade Federal do Amazônas) e agentes do Sebrae-RR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Roraima).

A programação segue até esta sexta-feira, com diversas atividades.

Na manhã desta quinta-feira, teve início a abertura oficial do evento. Os grupos da UFRR (Universidade Federal de Roraima) e da UFAM se deslocaram para a escola Saint Ignatius, onde os participantes foram distribuídos para as diversas atividades propostas na programação.

Durante a tarde, os trabalhos serão reabertos, seguidos pela distribuição das turmas. As exposições, oficinas e palestras continuam incluindo a exibição do curta-metragem “Amazad” com a presença da roteirista Jama Wapixana Peres.

Durante a noite, os trabalhos serão abertos sobre a “promoção dos direitos humanos na educação”, ministrada pela professora Dra. France Rodrigues e Dra. Mariana Pereira, ambas da UFRR.

O segundo dia, 17, inicia com a palestra “A importância da prevenção e combate a incêndios florestais”, conduzida por um analista ambiental da Femarh (Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e, em seguida, haverá demonstração de experimentos na área de química com atividades lúdicas, proporcionadas pelo grupo “Química na Praça”, da UFAM.

Temas como música, prevenção a gravidez na adolescência, desenhos 3D e a inserção das mulheres nas ciências exatas também serão abordados no encontro.

O Sebrae-RR realizará a palestra sobre “Introdução ao Marketing Digital”. Da Universidade Federal do Tocantins, a Professora Dra. Noeci ministrará uma oficina sobre Patrimônio Material. O Coral Madrigal realizará intervenções culturais durante o dia.

JORNALISTA: Layse Menezes

FOTOGRAFIA: Ascom/Seed