Sergipe
10.10.2025Os intercambistas da rede pública estadual de ensino de Sergipe que fazem parte do programa ‘Sergipe no Mundo’ realizaram uma visita à Embaixada Brasileira, localizada na cidade de Dublin, na Irlanda. Os dez alunos tiveram a oportunidade de conversar com o Embaixador do Brasil no país, Flávio Macieira, presenteá-lo.
A intercambista do programa, Letícia Menezes, do Colégio Estadual Ivo do Prado, em Aracaju, em nome de todo o grupo, presenteou o embaixador com uma réplica da obra da aluna Evelyn Faustino, do Colégio Estadual 24 de Outubro, em Aracaju, sob a orientação do professor Elvis Heleno Oliveira. Ela conta que esse momento ficará marcado na vida de todos os que estiveram presentes.
“A experiência desse encontro com o embaixador foi incrível. Conversamos com ele, que nos contou como é o trabalho dele e nos incentivou a não deixar essa viagem acontecer em vão. Certamente, foi um momento que ficará marcado na vida de todos do grupo”, explica Letícia.
O embaixador, Flávio Macieira, expressou grande satisfação em receber os estudantes brasileiros, destacando o impacto positivo do intercâmbio, que tem como foco a Língua Inglesa e a troca cultural. “O que nós sentimos aqui é que os grupos aproveitam muito da experiência. Qualquer coisa que vai influir na vida das pessoas e vai acrescentar uma experiência é muito válida, e a embaixada fica inteiramente à disposição das cidades brasileiras, das instituições para qualquer tipo de intercâmbio popular em todos os níveis”, finalizou ele, enfatizando o quanto a Irlanda tem se tornado um destino popular, com o envio de estudantes em programas oficiais de cidades e estados brasileiros.
Sergipe no Mundo
O programa, instituído pelas Leis n° 9.040/2022 e n° 9.060/2025, possibilita a internacionalização de estudantes da rede pública estadual de ensino com idade entre 14 e 17 anos que se enquadram nas regras do edital, vivenciando, durante 30 dias, uma imersão cultural e linguística.
Neste ano de 2025, 100 estudantes da rede realizaram intercâmbio em sete países: França, Irlanda, Austrália, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Espanha. A entrega de kits de viagem padronizados também é ofertada aos estudantes. Todo esse investimento foi orçado em mais de R$ 5 milhões, garantindo aos jovens da escola pública estadual uma nova experiência.