Intercambistas do programa ‘Sergipe no Mundo’ são recebidos na Embaixada do Brasil na Irlanda

Sergipe

10.10.2025

Os intercambistas da rede pública estadual de ensino de Sergipe que fazem parte do programa ‘Sergipe no Mundo’ realizaram uma visita à Embaixada Brasileira, localizada na cidade de Dublin, na Irlanda. Os dez alunos tiveram a oportunidade de conversar com o Embaixador do Brasil no país, Flávio Macieira, presenteá-lo.

A intercambista do programa, Letícia Menezes, do Colégio Estadual Ivo do Prado, em Aracaju, em nome de todo o grupo, presenteou o embaixador com uma réplica da obra da aluna Evelyn Faustino, do Colégio Estadual 24 de Outubro, em Aracaju, sob a orientação do professor Elvis Heleno Oliveira. Ela conta que esse momento ficará marcado na vida de todos os que estiveram presentes.

“A experiência desse encontro com o embaixador foi incrível. Conversamos com ele, que nos contou como é o trabalho dele e nos incentivou a não deixar essa viagem acontecer em vão. Certamente, foi um momento que ficará marcado na vida de todos do grupo”, explica Letícia.

O embaixador, Flávio Macieira, expressou grande satisfação em receber os estudantes brasileiros, destacando o impacto positivo do intercâmbio, que tem como foco a Língua Inglesa e a troca cultural. “O que nós sentimos aqui é que os grupos aproveitam muito da experiência. Qualquer coisa que vai influir na vida das pessoas e vai acrescentar uma experiência é muito válida, e a embaixada fica inteiramente à disposição das cidades brasileiras, das instituições para qualquer tipo de intercâmbio popular em todos os níveis”, finalizou ele, enfatizando o quanto a Irlanda tem se tornado um destino popular, com o envio de estudantes em programas oficiais de cidades e estados brasileiros.

Sergipe no Mundo

O programa, instituído pelas Leis n° 9.040/2022 e n° 9.060/2025, possibilita a internacionalização de estudantes da rede pública estadual de ensino com idade entre 14 e 17 anos que se enquadram nas regras do edital, vivenciando, durante 30 dias, uma imersão cultural e linguística.

Neste ano de 2025, 100 estudantes da rede realizaram intercâmbio em sete países: França, Irlanda, Austrália, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Espanha. A entrega de kits de viagem padronizados também é ofertada aos estudantes. Todo esse investimento foi orçado em mais de R$ 5 milhões, garantindo aos jovens da escola pública estadual uma nova experiência.