Investimentos do Governo de Goiás garantem infraestrutura de escolas da rede estadual

Goiás

13.02.2023

Dados do Censo Escolar 2022 apontam que, atualmente, todas as escolas da rede pública estadual de Educação contam com água potável e energia elétrica. Além disso, contrapondo os resultados registrados em 2018, todas as unidades indicaram contar com espaços escolares essenciais como a cozinha e o banheiro.

A realidade é fruto do esforço do Governo de Goiás que, nos últimos quatro anos, tem investido na criação de programas que priorizem a infraestrutura das unidades escolares. Ao promoverem a descentralização do repasse desses recursos, programas como o Reformar Goiás e o Equipar permitiram que os gestores investissem na execução de pequenos reparos estruturais e na contratação de serviços de manutenção.

O Reformar Goiás

Lançado em 2019, o programa Reformar Goiás (Recurso Estadual de Fomento, Organização, Reforma, Modernização e Adequação da Rede) previa, inicialmente, o repasse de recursos para a manutenção predial e para a realização de pequenos reparos na estrutura física das 1000 unidades da rede estadual de Educação.

A primeira etapa do Reformar resultou na padronização das pinturas interna e externa das escolas, manutenção das partes hidráulica e elétrica, substituição de portas, portões e janelas, e na realização de pequenos consertos nos ambientes escolares.

O sucesso dessa primeira etapa resultou no lançamento de outras três etapas do programa. A segunda etapa, lançada em 2020, priorizou a realização de pequenas obras em cozinhas e banheiros. A terceira etapa, por sua vez, consistiu no repasse de R$ 100 mil para que cada escola investisse na instalação de poços artesianos e na adequação dos espaços aos serviços de acessibilidade e combate a incêndios.

Já o Reformar 4, anunciado pelo Governo de Goiás em junho do ano passado, permitiu que as unidades escolares regulares e de tempo integral promovessem reparos na parte elétrica, iluminação, banheiros e portões, além de adequações nas cozinhas e na acessibilidade.

 “O que me alegra hoje é que, em todos os lugares que vou, em todos os extremos de Goiás, as escolas são bem tratadas”, celebrou o governador Ronaldo Caiado à época do lançamento da quarta etapa do programa.

Equipar Goiás

Em 2020, o Governo de Goiás lançou também o programa Equipar. O programa disponibilizou recursos para que as unidades adquirissem, de forma direta e sem burocracia, móveis e equipamentos como fogões e computadores. O objetivo era acelerar o processo de compra e atender necessidades específicas de cada escola.

Inicialmente, o Equipar atendeu os Centros de Ensino em Período Integral (Cepis). Em 2021, no entanto, o programa foi estendido a todas as escolas da rede estadual.

No ano passado, R$ 34 milhões foram repassados para os Conselhos Escolares a serem investidos em videomonitoramento e segurança, além de melhorias em materiais e equipamentos das escolas.