Protagonismo Juvenil: Educação do Ceará promove Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis

Ceará

10.06.2022

Um chamado à reflexão e à ação. É isso o que move o Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis, que nesta terceira edição traz o tema “Juventudes e participação democrática – inspirando, engajando e agindo no cotidiano escolar”. Na abertura do encontro que reúne representantes de toda a rede estadual de educação, na manhã desta quarta-feira (8), a governadora Izolda Cela chamou os jovens à responsabilidade para que possam transformar a realidade das escolas, do município, do estado e do país.

“Preparem-se, cada vez mais, para poderem agir e contribuir da melhor maneira que vocês puderem”, enfatizou a governadora, que remeteu à canção O Sal da Terra dizendo que “vamos precisar de todo mundo pra banir do mundo a opressão”.

O encontro no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, tem o objetivo de promover a atuação protagonista das lideranças estudantis, por meio do diálogo e da participação, de forma a contribuir ativamente na gestão das unidades de ensino. A programação inclui palestras e mesas temáticas em que serão abordadas as necessidades dos jovens e o papel que exercem na promoção da cidadania nas comunidades. Haverá, ainda, apresentações artístico-culturais ao longo dos dois dias de conferência.

Izolda Cela destacou o caráter do Fórum no calendário anual da Secretaria da Educação (Seduc). O encontro, conforme seu objetivo de fortalecer o protagonismo estudantil, dialoga com o eixo Cuidado e Inclusão do Programa Ceará Educa Mais. “Este fórum é uma atividade que já está no calendário da Seduc há alguns anos, desde que nós começamos a fortalecer essa ação de protagonismo dos jovens para que possam cada vez mais usar essa energia, essa capacidade, essa criatividade para ajudar o projeto que se desenvolve nas suas escolas, que é para eles, que é para o município deles, e que é para o Ceará. Estimo que possam fazer reflexões, compartilhar suas experiências, para trilhar um futuro sempre melhor”, ressaltou a governadora.

Orgulho e representatividade
Para a estudante Thais Hellen Pitaguary, de Monguba, distrito de Pacatuba, o momento é muito especial. “Sou aluna da 1ª série do Ensino Médio e vim representando a minha Escola de Ensino Profissional Luiza de Teodoro, e dar a palestra de tema ‘Educação Étnico-Racial’. É essencial viver essa representatividade. Eu, como indígena, tenho orgulho de estar conquistando meu espaço, ao receber o convite fiquei muito feliz e emocionada. Essa palestra é uma maneira das pessoas aqui presentes verem que ainda existem sim os povos originários deste país”, explicou a estudante, que estuda Logística na área de formação técnica da jornada escolar.

No decorrer da programação serão realizadas mesas temáticas, que trarão ao debate questões como acessibilidade, inclusão e respeito às diferenças; relações étnico-raciais; gestão participativa; meio ambiente e sustentabilidade; cidadania digital e educomunicação; cultura maker e economia criativa; saúde mental e acolhimento.

“Estamos em um evento importante, que reúne a juventude, representantes, líderes gremistas das escolas para que a gente possa pensar, avaliar como nós estamos hoje, e o caminho que nós queremos seguir. Isso é fruto do nosso empenho e dedicação. Só quero agradecer à nossa governadora Izolda Cela, que tanto zela pelas pessoas e, especialmente, pela Educação”, apontou a titular da Seduc, Eliana Estrela.

Ceará Educa Mais
A realização do Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis dialoga diretamente com as diretrizes do Programa Ceará Educa Mais. O programa, que reúne em lei os pilares da educação cearense, tem o objetivo de elevar o desempenho acadêmico dos estudantes da rede pública estadual de ensino, buscando a aquisição dos níveis de proficiência adequados a cada série/ano e também o desenvolvimento das competências socioemocionais necessárias à formação integral dos alunos. O programa está fundamentado em oito eixos: Aperfeiçoamento pedagógico; Desenvolvimento e Qualificação dos Professores; Avanço na Aprendizagem; Tempo Integral; Cuidado e Inclusão; Preparação para o Enem; Educação Conectada; e Qualificação Acadêmica e Profissional dos Estudantes.

Presentes
Também estiveram presentes na abertura a presidente do Grêmio Nação Jovem, Maria Eduarda Santos; a representante da Fundação Demócrito Rocha (FDR), Viviane Pereira Lima Verde; o representante do Instituto Unibanco, Felipe Souza; e o vereador de Fortaleza, Raimundo Filho.

Segundo dia
Na quinta-feira, o destaque são as duas palestras de encerramento do Fórum. Às 10h, a co-fundadora do Pacto Nacional das Juventudes pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Lorena Stephanie, apresentará o tópico “Como o engajamento jovem pode transformar sua escola?”. Em seguida, às 11h, o ex-secretário nacional de Juventude, ex-presidente da Conjuve e gestor de implementação do Instituto Unibanco, Gabriel Medina, vai expor sobre os “Desafios e possibilidades para os jovens no Brasil”.

Histórico
A primeira edição Fórum, em 2018, teve como temática “Grêmios Estudantis: (Re)Conhecendo espaços de atu(A)ção na comunidade escolar”. O encontro ocorreu no Centro de Eventos do Ceará e contou com a participação de representantes estudantis de todas as unidades escolares da rede pública estadual, tendo mais de 700 estudantes discutindo as possibilidades de fortalecimento da atuação dos Grêmios.

A segunda edição, em 2021, foi realizada de maneira virtual, devido à pandemia da covid-19 e trouxe o tema “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a Educação Protagonista”. A programação do Fórum contou com webinários no Youtube e colóquios temáticos regionalizados.

Daniel Herculano - Comunicação Institucional - Texto
Tiago Stille - Fotos