Jaboatão fez a festa e recebeu sete mil estudantes para a Caravana da Educação

Pernambuco

30.04.2018

Depois de passar por Timbaúba, Limoeiro, Paulista, Gravatá e Caruaru, a Caravana da Educação chegou ao município de Jaboatão dos Guararapes e reuniu cerca de sete mil estudantes oriundos de escolas de São Lourenço da Mata, Camaragibe, Moreno, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca. A Caravana é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado (SEE) e tem a proposta de fortalecer ainda mais o protagonismo dos jovens, além de aproximar as unidades de ensino da comunidade escolar. A Escola Técnica Estadual (ETE) Maximiano Accioly Campos sediou os polos Cultural e Central, enquanto o Esportivo movimentava a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Rodolfo Aureliano. Paralelamente à Caravana da Educação, gestores das escolas jurisdicionadas à Gerência Regional de Educação (GRE) Metropolitana Sul participavam da reunião de Pactuação de Metas 2018, comandada pelo secretário Fred Amancio.

Na ETE os convidados eram recepcionados pelos estudantes do curso de logística e redes de computadores, além da Banda Marcial da EREM Murilo Braga, do bairro de Cavaleiro. Quem abriu a programação do Polo Cultural foi a Banda Etemaquianos, que animou a plateia com muita música, todas acompanhadas em um grande coro de jovens, vale salientar. “Sempre gostei muito de cantar e desde o início do ano nos unimos para formar essa banda. Hoje, estamos aqui nesse evento maravilhoso para mostrar nossa arte e levar alegria aos nossos colegas. Está sendo maravilhoso”, declarou a estudante do 3° ano de logística da ETE, Rosiane Aragão.

A programação trouxe também o grupo de dança Beija Flor, da Escola Senador Aderval Jurema, do Curado IV, que mostrou todo o talento dos estudantes através de uma bela apresentação de xaxado e xique. “Nosso grupo surgiu quando percebemos a necessidade de mostrar nossa cultura, de trabalhar em sala de aula as nossas referências. Então, trazer o grupo para participar da Caravana é fantástico, é uma movimentação necessária e uma maneira de valorizar nossos estudantes. Mostrar o que eles sabem fazer em um intercâmbio cultural entre escolas, é magnifico”, ressaltou Hugo Leonardo, professor de Artes da unidade de ensino.

O público conferiu ainda apresentações do coral da biblioteca da EREM Dom Jaime, localizada em Moreno; do humorista Carlos Santos, estudante da Moacir de Albuquerque, em Cavaleiro; dos Gêmeos cantores, da Frei Otto, de Ipojuca; e roda de samba da Souza Brandão, de Jaboatão.

A animação também tomou conta do Polo Esportivo. Os gritos de guerra se confundiam, o som dos tambores ultrapassavam os muros da escola e gritos de gol chegavam com frequência. Esse foi o clima das competições de futsal. Em uma disputa saudável entre as escolas, o que os estudantes mais almejavam era o título de campeão da Caravana da Educação. O Polo Esportivo recebeu também a equipe de ginástica da EREM Filipe Camarão, de Prazeres. “Nossa equipe de ginástica já existe há três anos na escola, mas esse é o primeiro momento em que nos apresentamos para outras escolas. Estou muito feliz em participar, em conhecer o que as outras unidades de ensino trabalham e esse encontro, com certeza, vai ficar marcado na vida de todos”, pontuou Diana Neves, integrante da equipe.

A manhã de atividades no polo contou também com partidas de jogos de salão, como Xadrez, Dama, Dominó e Soletrando. No Jogo de Dama, a estudante Jéssica Regina contou que já participou de grandes competições na modalidade, como a 12° Competição Pernambucana de Damae, e trouxe a medalha pra casa. “A dama é um esporte que ajuda no raciocínio e nos leva a pensar melhor sobre nossas atitudes. Poder esta aqui e incentivar outros jovens a praticar o esporte é muito importante”, disse.

Nas oficinas, os jovens puderam participar de aulas da Capoeira, Just dance, Luta Olímpica e Judô. “O Judô está inserido em nossa escola há três anos e é perceptível a mudança de comportamento do estudante depois que começa a praticar o esporte. Eles aprendem a ter disciplina e isso contribui efetivamente para a vida escolar e para a vida pessoal, além de trabalhar também o ensinamento filosófico relacionado ao respeito ao outro. O Judô ensina dentro da sua prática o cair e levantar e a ter perseverança, isso tudo influência diretamente na aprendizagem deles”, ressaltou a professora da Escola Simón Bolívar, Bruna Vidal.

À tarde, no Polo Central, mais de três mil jovens terceiranistas participaram das palestras sobre o Enem, Tá Ligado? e o PE no Campus. Essas são iniciativas do Governo do Estado para fortalecer ainda mais a educação pública de Pernambuco. Nas palestras eles tiveram conhecimento sobre prazos para inscrição do ENEM, número de vagas para o PE no Campus e como realizar as inscrições. “É um sucesso total. Nossa Caravana reuniu estudantes de seis municípios e tudo isso devemos a equipe que se empenhou para realizar esta ação e, principalmente, aos estudantes que agarraram nossa ideia e mostraram seu talento, compartilhando com os demais colegas a sua arte. Me sinto imensamente feliz”, declarou José Amaro, Gestor da GRE Metropolitana Sul.