Jardim funcional favorece o contato de alunos do Alto Sertão sergipano com a natureza

Sergipe

03.07.2023

Estimular a observação como meio para levantar hipóteses e solucionar problemas, despertando o pertencimento e protagonismo dos alunos. Foi partindo dessa premissa que os membros do Conselho Escolar da Escola Estadual Padre Léon Gregório, de Nossa Senhora da Glória, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe - Campus Sertão, idealizaram o projeto ‘Jardim Funcional/Horta na  Escola Padre Léon’.  

Além de desenvolver o conhecimento dos estudantes de forma interdisciplinar, atrelando o conteúdo de educação ambiental às disciplinas de ciências, geografia, matemática, língua portuguesa e outras matérias pertinentes, o projeto também trata da importância da natureza e de tudo de bom que ela pode ofertar, principalmente no que diz respeito à adoção de bons hábitos alimentares. 

Pedagogicamente, todas as etapas do projeto ‘Jardim Funcional/Horta na Escola Padre Léon’ são de suma importância, pois os temas que serão abordados são fontes de aprendizado. Os temas são a escolha do espaço que será utilizado, passando pelo tipo de solo propício para plantações, a medição, a preparação, o clima, se há alta incidência solar, a escolha das variedades das plantas e a irrigação. “Além de favorecer o contato dos alunos com a natureza, recuperando essa relação, o projeto também busca fomentar o desejo de saber como os alimentos são produzidos, sendo uma oportunidade ímpar para aquisição de conhecimentos, sobretudo na educação ambiental”, comenta a diretora Glaucia de Jesus.

Vale ressaltar que o jardim funcional possibilita também desenvolver os cinco sentidos (tato, olfato, visão, audição, paladar), bem como noções de trabalho coletivo, de paciência na espera pelas flores e frutos, de responsabilidade com as plantinhas, e principalmente, as emoções. “Nem sempre os estudantes têm a oportunidade de manusear a terra, ter um contato mais direto com a natureza e seus recursos em casa, principalmente na zona urbana, onde as telas tomam parte do seu dia a dia e as crianças acabam tendo pouco contato com o meio ambiente. Sendo assim, o Jardim funcional será um laboratório de vivência, uma oportunidade de criar uma relação íntima do discente com esse espaço natural”, conclui a educadora de Nossa Senhora da Glória.