Jardins do Cerrado, em Goiânia, ganham primeira escola estadual

Reformas e Inaugurações

01.09.2021

Atendendo a uma demanda da comunidade, o Governo de Goiás inaugurou, na manhã desta segunda-feira (30/8), o Colégio Estadual Jardim do Cerrado, em Goiânia. A unidade escolar é a primeira da rede estadual na região e a única a ofertar vagas para estudantes do Ensino Médio (1ª a 3ª série).

Localizado no Jardim do Cerrado VII, o novo colégio foi construído em uma área cedida pela Prefeitura de Goiânia e que, antes, abrigava um centro comunitário. Em apenas dois meses após a assinatura da ordem de serviço, o local foi reestruturado e hoje conta com seis salas de aula, secretaria, cozinha, sala dos professores, quadra esportiva, estacionamento e horta.

Espaço de oportunidade

“Os bairros do Jardim do Cerrado têm, hoje, uma média de 40 mil moradores e nunca teve uma escola estadual. Em função disso, as crianças desses bairros tinham que pegar um ônibus para irem para Trindade ou para o Vera Cruz”, conta a diretora do Colégio Estadual Jardim do Cerrado, Aline Neves.

De acordo com a diretora, a dificuldade de deslocamento, aliada a outras questões sociais, impactava diretamente no interesse dos alunos em dar continuidade aos estudos e fazia com que grande parte dos jovens da região optassem por abandonar a escola e ingressar no mercado de trabalho.

“Os alunos do 9º ano, no ano que vem, não vão precisar entrar no mercado de trabalho por falta de oportunidade de escolarização. Eles vão poder vir estudar próximo de suas casas”, reforça Aline Neves. Segundo ela, a perspectiva é que, ano a ano, a nova escola consiga suprir a demanda dos jovens do Jardim do Cerrado, atendendo principalmente os estudantes oriundos da rede pública municipal de ensino.

Padrão Século 21

De acordo com a secretária da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, o novo prédio do Colégio Estadual Jardim do Cerrado é resultado de uma parceria entre Governo de Goiás, parlamentares goianos e o município que, juntos, buscaram uma solução para atender uma demanda da região.

Segundo Gavioli, a ideia inicial era a de utilizar salas modulares para possibilitar o atendimento aos jovens. “Nós colocamos quatro salas modulares aqui, mas não era o que vocês mereciam e não era isso que a dona Gracinha e o governador queriam”, reforçou a secretária.
Foi com o apoio da primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, e do deputado estadual, Vinicius Cirqueira, e após a cessão do espaço pela Prefeitura de Goiânia, que a possibilidade de construção da nova escola surgiu. Segundo a secretária da Educação, foram apenas 55 dias entre a cessão do espaço e a construção do novo prédio que, hoje, foi inaugurado pelo governador Ronaldo Caiado.

Em sua fala, a primeira-dama de Goiás afirmou que a nova escola é uma conquista dos 40 mil moradores dos bairros que compõem o Jardim do Cerrado e firmou o compromisso de, no futuro, ampliar a capacidade da unidade escolar com a construção de um prédio de modelo arquitetônico Padrão Século 21.

“A escola padrão século 21 vai ser uma realidade aqui porque vocês merecem. O governador já tem o terreno e hoje, aqui mesmo na escola, reunida com os engenheiros e com a secretária Fátima, definimos que essa será a prioridade da Secretaria da Educação”, disse Gracinha Caiado.  

Na oportunidade, a primeira-dama também reforçou o seu compromisso em continuar atendendo as demandas da população e prometeu a oferta de Educação de Jovens e Adultos na unidade escolar e a inclusão do colégio entre os beneficiados pelo banco de alimentos da OVG.

“Vocês merecem, sim, ter o uniforme, ter o tênis, ter o material, ter os chromebooks. Vocês têm capacidade e o futuro de nosso estado está na mão de vocês! O que eu e o governador queremos é, exatamente, dar oportunidade a todos vocês”, ressaltou Gracinha Caiado, justificando seus compromissos.

Escola equipada

Durante a cerimônia de inauguração do Colégio Estadual Jardim do Cerrado, Fátima Gavioli também destacou os investimentos que o Governo de Goiás tem feito na área da Educação e, em especial, aqueles que visam atender diretamente aos estudantes.

Segundo a secretária, o novo prédio não foi a única entrega da manhã desta segunda-feira já que também era importante que o prédio estivesse pronto e preparado para atender de forma satisfatória a comunidade escolar.
“O governo não entrega escola se não estiver mobiliada. A cozinha tem que estar em condições de preparar o alimento. A sala dos professores tem que estar equipada. E, as crianças, têm que estar muito bem amparadas pedagogicamente e, também, fisicamente, afirmou Gavioli, destacando outros benefícios entregues na unidade escolar e que, segundo ela, ‘não deixam a desejar’ em relação às escolas privadas.

Da mesma forma, o governador Ronaldo Caiado exaltou as ações feitas recentemente pelo Governo de Goiás, incluindo os 530 mil kits de uniformes e os 60 mil chromebooks destinados aos matriculados na 3ª série do Ensino Médio.

“Nós não estamos, aqui, entregando uma carroça para vocês disputarem com uma Ferrari. Nós estamos entregando para vocês uma Ferrari para vocês disputarem. É o que é preciso para vocês estudarem. Nós estamos fazendo todo o possível para vocês se sentirem respeitados”, afirmou Caiado, relembrando os investimentos.

“O que eu peço é que vocês acreditem no projeto da Educação. Estudem, estudem, estudem”, concluiu o governador.  

Para Davi Henrique, aluno recém-matriculado na unidade escolar e que cursa o 9º ano do Ensino Fundamental, o novo Colégio Estadual Jardim do Cerrado e mais a possibilidade de cursar o Ensino Médio próximo de sua casa permitem a continuidade dos seus estudos. “Ficou muito melhor para mim, porque é mais perto, mais fácil e mais seguro”, disse o estudante que, nesta segunda-feira, aguardava uniformizado o início das aulas.

Participantes

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração: o secretário municipal de Educação de Goiânia, Wellington de Bessa Oliveira; os deputados estaduais Charles Bento; Rafael Gouveia, Cairo Salim, Francisco Oliveira, Vinicius Cirqueira e Bruno Peixoto; os vereadores, Pedro Azulim, Edgard Duarte e Rafael da Saúde; os assessores especiais da Governadoria, Paulo Magalhães e Lívio Luciano; a coordenadora Regional de Educação de Goiânia, Enicléia Morais; professores, servidores e pais.