Estudantes da educação especial do Amazonas conquistam medalhas de ouro e prata

Amazonas

18.07.2022

Persistência e foco levaram alunos surdos a conquistarem os primeiros lugares da competição

A Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos - Escola de Educação Especial para Surdos - conquistou duas medalhas de ouro e uma de prata durante os Jogos Escolares do Amazonas. O destaque foi na modalidade de Atletismo disputada entre Pessoas com Deficiência (PcD).

O professor e treinador dos estudantes, José Augusto, acredita que tudo isso ajuda na inclusão, pois ainda existe preconceito com os estudantes. “O esporte permite essa socialização, essa inclusão dentro da sociedade. Eles são pessoas normais, a diferença é a língua usada para a comunicação”, frisa 

Emanuel Souza, 20 anos, foi um dos estudantes que ganhou o ouro. O atleta é surdo e, para ele, praticar esportes é uma questão de saúde e bem-estar. Emanuel destaca o apoio do irmão, seu grande incentivador. “Ele me dá segurança e sempre me apoia” destaca o atleta, que teve a sua fala traduzida pelo professor, que também é intérprete de Libras 

Destaque no Interior

Representando o município de São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus), o atleta Emanuel Victor, 13, da Escola Estadual Deputado Armando Mendes, levou ouro na modalidade de Salto em Altura Infantil. A medalha foi conquistada após ele alcançar a marca de 1 metro e 40 centímetros de distância no salto.

Emanuel dedica a vitória ao seu pai e sua tia, que o apoiaram durante todo o período de treino. “Eu espero ganhar mais medalhas porque isso é muito importante para retribuir o apoio da minha família”, pontua. 

O atleta agora se prepara para disputar e representar o Amazonas nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), em Aracaju.

A treinadora de Emanuel, Elienai Barreto, enfatiza que o estudante treinava com um local improvisado, mas o aluno sempre se esforçava. “A escola já vem acompanhando ele e vamos continuar treinando-o porque isso é só o começo, ainda tem muito pela frente” almeja. 

Tênis de Mesa

O Tênis de Mesa Infantil também teve espaço na programação dos Jogos Escolares do Amazonas e movimentou o circuito esportivo.

Representante do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Cinthia Régia, localizado na zona leste de Manaus, o estudante João Pedro Silva, 14, venceu a partida de "virada".

"Eu comecei a partida muito nervoso, tanto que meu adversário estava ganhando por 2x0, porém depois de uma conversa com meu técnico, eu me concentrei e consegui vencer o jogo", disse João.

Voleibol

Uma das modalidades mais disputadas, o Voleibol, também teve destaque nos jogos e levou uma grande torcida às quadras da Vila Olímpica.

Da Escola Estadual Tereza Tupinambá, também em Manaus, o estudante Ruan Miranda, falou sobre a expectativa de participar das eliminatórias da competição. 

"Jogo vôlei desde os 7 anos, mas essa vai ser a minha primeira vez competindo com outras escolas, estou um pouco nervoso, mas ansioso para vencer essa etapa", finalizou Ruan.

FOTOS: Euzivaldo Queiroz e Eduardo Cavalcante / Seduc