Atletas do Karatê e Wrestling garantem mais medalhas para o Estado

Sergipe

08.11.2021

Os atletas sergipanos Gabriel Henrique dos Santos (Wrestling), da Escola Estadual 8 de Julho, em Aracaju, e Vitória Nunes Dória (Karatê), do Instituto Dom Fernando Gomes, também da capital, foram os grandes destaques em um dia de muitos combates nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). O Parque Olímpico do Rio de Janeiro, onde aconteceram os jogos, no período de 29 outubro a 5 de novembro, ficou pequeno em comparação a perseverança dos estudantes.

Participando do segundo campeonato, Gabriel Henrique destacou a importância de ser medalhista nacionalmente, competindo na categoria leve (44 a 48 quilos). “É um momento de muito reconhecimento. Isso representa muito para meu estado, minha equipe e minha escola”. Sobre o preparo para as lutas ele falou que seu treinador sempre priorizou um treino forte e calmo para não se machucar, entre outras estratégias que foram cruciais para o resultado.  

O professor Nadson de Oliveira Mangueira, técnico que acompanhou o jovem Gabriel, explicou que participar de um evento da magnitude do JEBs é extremamente significativo para os alunos atletas. “E quando esse estudante é da escola pública, isso se torna ainda mais importante. Então, é uma alegria sem tamanho poder acompanhar essa evolução, sobretudo esse resultado que com certeza vai inspirar mais alunos”, declarou, informando que na segunda, 1º, a equipe sergipana de Wrestling compete na categoria luta mista, onde espera-se mais medalhas.

Outra medalhista, desta vez no Karatê, foi a jovem Vitória Nunes. Para ela, esse tipo de reconhecimento é essencial na vida do atleta. “É a partir de oportunidades como essas que a gente ganha mais experiência, socializa com pessoas de outros estados, é muito legal”. A karateca ainda elencou os campeonatos que participou. "Já participei do campeonato brasileiro em Pernambuco, no Open Verdes Mares, em Fortaleza (CE), agora no JEBs, e também na Bahia”. 

Basquete

O basquete feminino também vem proporcionando muito orgulho para Sergipe no JEBs 2021. No domingo, 31, na Arena da Juventude, localizada no bairro Deodoro, no Rio de Janeiro, a equipe jogou contra o estado de Alagoas e saiu vitoriosa. “Após duas vitórias na fase classificatória, conseguimos acesso para jogar a série ouro nos Jogos Escolares Brasileiros. Pela primeira vez na história do basquete Sergipano, teremos um representante na 1ª Divisão. Sabemos do árduo desafio na série ouro, mas estamos entre os oito melhores do Brasil”, concluiu o treinador Thiago Cerqueira.