Estudantes-atletas disputam jogos em seis modalidades na etapa regional de Pedro Afonso

Tocantins

06.06.2023

A etapa regional de Pedro Afonso dos Jogos Estudantis do Tocantins (JETs) iniciou nessa segunda-feira, 5, com a realização da abertura oficial das competições no Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Antônio Belarmino Filho. Cerca de 500 pessoas integram as delegações, entre estudantes-atletas e equipe técnica.

Os competidores são de 8 municípios e representam 17 unidades de ensino. As disputas, promovidas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), ocorrerão nas seguintes modalidades: Atletismo, Tênis de Mesa, Xadrez, Vôlei de Praia, Futsal e Voleibol, com jogos femininos e masculinos.

O secretário executivo da Secretaria de Estado da Educação, Edinho Fernandes, destacou o intercâmbio cultural promovido pelos JETs na Regional de Pedro Afonso. "Participam dos jogos 91 estudantes-atletas indígenas de 6 unidades de ensino. É um importante momento de troca de saberes entre toda a comunidade escolar participante", pontuou.

Os municípios que disputam os jogos são: Pedro Afonso, Itacajá, Goiatins, Bom Jesus do Tocantins, Recursolândia, Santa Maria do Tocantins, Tupirama e Centenário. "Os estudantes das diferentes redes têm a mesma oportunidade de competirem juntos nas diferentes modalidades", ressaltou Edinho Fernandes.

O estudante-atleta João Gabriel Tavares Barbosa, 15 anos, da Escola Estadual Recursolândia, participa pela primeira vez dos JETs e vai competir no futsal. Para ele, os jogos representam uma oportunidade de levar o nome de sua escola para fora do seu município. "É muito bom participar, representando a minha escola, buscando o título de campeão. O que desejo é fazer muitos gols. É uma experiência diferente, ter esse contato com os outros competidores é muito bom", ressaltou.

Para a estudante-atleta da Escola Estadual Indígena 19 de Abril, de Goiatins, Genailde Crojxy Krahô, 16 anos, que compete no futsal feminino, os jogos têm um significado muito especial. "É a segunda vez que estou competindo nos JETs. É muito bom ter essa oportunidade, conhecer outras pessoas. Também criar a oportunidade de ir competir na fase estadual", ponderou.

O diretor Regional de Educação de Pedro Afonso, Neurisvaldo Rodrigues de Amorim, destacou dois diferenciais dos JETs na Regional. "Nós temos um projeto do professor Max Augusto do Carmo que sempre coloca nossos estudantes em destaque no atletismo, em competições de salto em altura, de arremesso de peso e dardo. Temos também nossos estudantes indígenas, que se destacam nas modalidades individuais, e neste ano temos estudantes da Escola Estadual Indígena 19 de Abril, que trouxe times de futsal masculino e feminino", apontou.

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins

Dicom Seduc/Governo do Tocantins