JETs 2023: mais de 800 estudantes-atletas participam das competições da Regional de Araguaína

Tocantins

29.05.2023

Dicom Seduc/Governo do Tocantins

 

A abertura oficial das competições dos Jogos Estudantis do Tocantins (JETs), Regional de Araguaína, promovidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), foi realizada nesta segunda-feira, 29, no Ginásio Poliesportivo da Escola Estadual de Tempo Integral Jardenir Jorge Frederico. Participam dos jogos 825 estudantes-atletas. Com a equipe técnica, são mais de 900 pessoas envolvidas nas competições. 

Os JETs, Regional de Araguaína, ocorrem de 29 de maio a 3 de junho e conta com 9 modalidades, entre coletivas: Futsal Masculino 12 a 14 anos; Futsal Masculino 15 a 17 anos; Futsal Feminino; Vôlei de Praia, Handebol, Voleibol; e modalidades individuais: Atletismo, Tênis de Mesa e Xadrez.

Estão em Araguaína estudantes de 38 unidades de ensino, de 16 municípios. Conforme explicou o secretário executivo da Secretaria de Estado da Educação, professor Edinho Fernandes, as competições promovem importantes resultados na formação dos estudantes. 

"Alinhado à formação regular dos conteúdos trabalhados em sala de aula, os JETs promovem a integração dos estudantes das redes públicas e privadas. É uma oportunidade de troca de experiência, desenvolvimento do espírito de liderança, entre outras habilidades primordiais na formação integral dos jovens", ressaltou Edinho Fernandes. 

O estudante-atleta, Vitor Hugo Silva de Moura Prado, 16 anos, do Colégio Estadual Dr. Hélio Sousa Bueno, município de Nova Olinda, falou de suas expectativas com as competições. Ele treina há um ano no time de voleibol da unidade de ensino e participa dos JETs pela segunda vez. "É um sonho participar das competições. Desde pequeno gosto da modalidade. No ano passado competimos na Regional, não fomos para a estadual, mas este ano voltamos mais preparados e é uma oportunidade de passarmos para outras etapas: estadual, nacional, quem sabe internacional", pontuou.

Já para a estudante Adriele Kauana Chaves, 16 anos, da Escola Estadual João XXIII, de Riachinho, a participação nos JETs tem sabor de aventura. "Nosso time de futsal é novo, vamos participar pela primeira vez dos JETs. É uma oportunidade de nos aperfeiçoar no esporte, de divertimento e interação. Nosso time é iniciante, mas vamos dar o nosso melhor em busca de um bom resultado. Muito bom viver esse momento", ressaltou. 

Disputas 

As competições já foram realizadas nas Regionais de Colinas do Tocantins, Porto Nacional, Guaraí, Gurupi, Dianópolis, Palmas, Paraíso do Tocantins, Araguatins e Tocantinópolis. Nesta semana, além de Araguaína, começam, na terça-feira, 30, as competições de Palmas Interior. Na próxima semana, de 5 a 9 de junho, serão realizadas as etapas regionais das DREs de Arraias, Pedro Afonso e Miracema do Tocantins. 

Etapas Estaduais 

Já a etapa estadual 2023 dos Jogos Paradesportivos Estudantis do Tocantins (Parajets) ocorrerá em Porto Nacional, de 13 a 15 de junho, com disputas de: Atletismo, Bocha, Natação, Tênis de Mesa, Parabadminton e Judô. Os vencedores dos Parajets garantem vaga nas Paralimpíadas Escolares, evento que reúne paratletas em idade escolar de todo o Brasil.

Os vencedores das regionais dos JETs serão classificados para a etapa estadual, que será realizada em Araguaína, de 20 a 30 de junho, onde serão definidos os campeões que irão representar o Tocantins nas competições nacionais. "Para nós é uma grande alegria termos sido escolhidos para recebermos os competidores na busca pelo título de campeões estaduais", destacou a diretora Regional de Educação de Araguaína, Eulessandra Castilho. 

Edição: Lenna Borges/Governo do Tocantins