Jogos Escolares da Juventude 2015

Jogos Escolares da Juventude

08.09.2015

Com o término das modalidades individuais dos Jogos Escolares da Juventude 2015 – etapa de 12 a 14 anos – entram em quadra as modalidades coletivas. A partir desta terça-feira (08.09), começam as disputas do basquete, futsal, handebol e vôlei, que seguem até o sábado (12.09) com as finais das três divisões de todas as modalidades coletivas. Cerca de 100 atletas, técnicos e oficiais de Mato Grosso participam desta fase.

Mato Grosso será representado pelas seguintes delegações: Cuiabá, vôlei masculino do Colégio Isaac Newton; Jangada, futsal masculino da Escola Estadual Arnaldo Estevão Figueiredo; Sorriso, handebol masculino e feminino, ambos da Escola Estadual 13 de Maio; Sinop, basquete masculino e vôlei feminino, ambos representando o Colégio Regina Pacis; Várzea Grande, futsal feminino do Instituto Várzea-grandense de Educação; e Araputanga, basquete feminino da Escola Estadual Padre José de Anchieta. 


Para o chefe de delegação de Mato Grosso, Manoel Fonseca, de modo geral o estado tem tido participação expressiva nos Jogos da Juventude, tanto nesta e quanto nas últimas edições da competição. Para ele, mais que a revelação de novos atletas, os benefícios extrapolam os limites das quadras e contribuem para a inserção social dos jovens. "A cada edição avançamos no número de participantes e nossa intenção é ver dentro do ambiente escolar a formação de base que já revelou representantes em nível nacional e internacional". 


Ações culturais e socioambientais 


Com o tema "Igualdade de Gêneros no Esporte", o Centro de Convivência dos Jogos Escolares da Juventude, instalado no Centro de Eventos do Ceará, oferece diferentes ações aos participantes. O conteúdo foi desenvolvido com a colaboração da ONU Mulheres, organização global para o progresso das mulheres e meninas ao redor do mundo. 


No Centro de Convivência, no Espaço Coca-Cola, é possível ver de perto as tochas dos Jogos Olímpicos de Barcelona (1992), Atlanta (1996), Atenas (2004), Pequim (2008), Londres (2012) e Rio 2016. Também é possível ter acesso ao acervo da biblioteca do COB; participar de oficinas de grafite e skate; assistir a apresentações culturais e filmes sobre desporto; jogar tênis de mesa e totó (pebolim); entre outras atividades. 


Os participantes das modalidades coletivas dos Jogos Escolares também terão oportunidade de acompanhar clínicas esportivas e conhecer outras modalidades. Nesta terça-feira (08.09) é a vez do hóquei, já de 09 a 11 jogam basquete 3 x 3. Os atletas das modalidades individuais tiveram contato com o Tiro com Arco, além do hóquei. 


Abrangência 


Os Jogos Escolares da Juventude contemplam mais de dois milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, com representantes de 40 mil escolas e quase quatro mil cidades do Brasil. A fase nacional, organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) desde 2005, reúne em cada etapa (dividida por faixa etária) atletas dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal. 


A competição é organizada e realizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo do Ceará e da Prefeitura Municipal de Fortaleza e patrocínio máster da Coca-Cola. Após Fortaleza, será realizada em novembro a etapa nacional para jovens de 15 a 17 anos, em Londrina, no Paraná. 


Viviane Saggin
Assessoria Seduc/MT