Práticas esportivas promovem socialização e hábitos saudáveis de estudantes

Piaui

12.05.2023

A atenção dedicada aos livros pelos estudantes da Rede Estadual de Educação, por um breve momento, é voltada à correria pelas quadras e à concentração nas pistas e tatames das escolas durante a realização dos Jogos das Escolas Públicas Estaduais do Piauí (JEPEPs) em 2023. 

Tendo como foco a inclusão do esporte na rotina escolar, a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) incentiva a prática esportiva desenvolvendo aspectos como coordenação motora, trabalho em equipe e disciplina para estudantes das 21 Gerências Regionais de Educação (GREs).

O secretário da Educação, Washington Bandeira, reforça o potencial educativo da prática esportiva nos diferentes espaços que o estudante frequenta na escola. “As diversas formas de promover a aprendizagem no espaço escolar compreendem também abordagens mais lúdicas como no esporte. A Rede Estadual busca a transformação do espaço escolar em um ambiente mais acolhedor e propício para que esta aprendizagem não esteja restrita aos conteúdos pedagógicos dentro da sala de aula. É muito importante a prática esportiva tanto para a saúde, como também para a mente, pois o esporte ensina o aluno a competir de forma sadia”, reflete o secretário.

A edição contou com 7.100 estudantes do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas estaduais participando dos jogos na categoria infantil (de 12 a 14 anos) e infanto-juvenil (de 15 a 17 anos), masculino e feminino.

Os estudantes provam suas habilidades competindo nas modalidades: atletismo, natação, badminton e judô, na categoria individual; e futsal, basquete, vôlei e handebol, pela categoria coletiva. O Superintendente de Ensino da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI), Antônio Amaral, reafirmou a importância da união que existe entre o esporte e a educação na promoção de valores. “Os Jogos Escolares têm um papel primordial dentro de um indicador educacional, que é o abandono escolar, e temos como evidência o quanto esta ação engaja e torna o ambiente escolar atrativo, bem como contribui no seu desempenho escolar. Os jogos são também uma etapa pedagógica escolar importantes para a formação do estudante, das competências socioemocionais, exercícios de autonomia, pois têm a capacidade de ensaiar diversas vivências futuras”, comentou o professor.

Etapas dos Jogos Escolares

Cada etapa é uma festividade para os estudantes. As solenidades acontecem em quadras poliesportivas, no município sede de cada GRE, contando com entrada dos atletas, escolas com as suas bandeiras, apresentações, percurso da tocha e acendimento da pira olímpica, juramento dentro da programação abertura oficial dos jogos nas gerências regionais.

Etapa Escolar - A primeira etapa dos jogos aconteceu nas escolas, por meio dos jogos interclasse, quando foram definidas as equipes de turmas para representarem a sua escola durante a seletiva das GREs.

Etapa GRE - Na segunda etapa, as seletivas acontecem nas cidades-sede das 21 Gerências Regionais de Educação, entre os times e atletas das escolas disputando entre si para representar a sua Gerência Regional.

Etapa JEPEPs - Os times das escolas em cada GRE classificada disputam a segunda etapa dos JEPEPs. As equipes e atletas classificados vão representar a rede de ensino pública estadual nos Jogos Escolares Piauienses (JEPs).

O coordenador dos JEPEPs, João Henrique Castro, explica que as seletivas das GREs classificam as escolas para etapa polo (etapa III) dos jogos escolares onde, além das escolas estaduais, estarão envolvidas escolas dos municípios próximos em parceria com a Secretaria de Estado dos Esportes (Secepi). Já a etapa polo, classifica para a etapa estadual, que são os Jogos Escolares Piauienses (JEPIs). “Os JEPEPs têm estimulado e fomentado cada vez mais a prática esportiva no chão da escola e, ao mesmo tempo, favorecido a integração entre escolas das variadas regiões do estado”, pontua o coordenador.