Jogos Estudantis de Goiás entram na etapa regional

Goiás

13.05.2019

A partir da próxima quinta-feira (16), os Jogos Estudantis 2019 realizados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência do Desporto Educacional, avançam para a etapa regional. As competições serão realizadas em quatro polos – Itumbiara, Goianésia, Rubiataba e Rio Verde, que atenderão as 40 regionais que envolvem os 246 municípios goianos. Essa fase contempla as modalidades coletivas e vai contar com a participação de alunos da faixa etária entre 12 e 17 anos, matriculados na rede pública de ensino e redes particulares.

A competição é dividia em quatro fases: municipal, intermunicipal, regional e estadual, que envolvem cerca de 40 mil alunos/atletas. As duas primeiras etapas já foram realizadas, classificando os maiores destaques nas modalidades coletivas (vôlei, basquete, handebol e futsal) para a etapa regional, que tem início no dia 16 de maio e segue até 10 de junho. Dando sequencia será realizada a fase estadual das modalidades coletivas dos dias 20 a 23 de junho.

As fases municipal e intermunicipal também classificaram os maiores destaques nas modalidades individuais (atletismo, badminton, ciclismo, Ginástica Ritmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez). Esses atletas, entretanto, seguem direto para a fase final da competição, a etapa Estadual, que será realizada entre os dias 02 e 06 de outubro.

Neste ano, haverá também a participação de alunos/atletas paralímpicos, resultado da parceria entre a Superintendência de Desporto Educacional, Superintendência de Inclusão e a Secretaria de Esporte, por meio da Superintendência de Esporte e Lazer. Os alunos com deficiência disputam as modalidades individuais de atletismo, bocha, natação e parabadminton, que seguem cronograma único, que acontecerá em outubro juntamente com as modalidades individuais.

Os melhores colocados nos Jogos Estudantis 2019 se classificam para a maior competição estudantil do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude. Em 2018, 155 alunos/atletas de 25 municípios goianos participaram dos jogos nacionais e trouxeram para casa seis medalhas, sendo duas de ouro, uma de prata e três de bronze. Neste ano o jogos a etapa regional dos jogos nas modalidades coletiva será realizada entre os dias 02 e 06 de Setembro em Cascavel/PR. A etapa nacional das modalidades individuais e coletivas será entre os dias 16 e 30 de novembro deste ano em Blumenau em Santa Catarina.

CLIQUE AQUI E VEJA O REGULAMENTO DOS JOGOS ESTUDANTIS

Os jogos

Realizados pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), os Jogos Estudantis têm como objetivo fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos, possibilitando a identificação de talentos desportivos nas escolas. De acordo com o superintendente de Desporto Educacional, professor Maurício Roriz dos Santos, os jogos “mobilizam a juventude estudantil em torno do esporte e contribuem para a formação integral do aluno/atleta, motivando aprimorar sua vivência esportiva e oportunizando a integração entre os participantes de diversos municípios e unidades escolares”.

Confira a agenda de cada polo:

Polo sede: Itumbiara

De 16 a 19 de maio. Equipes das regionais de Catalão, Goiatuba, Itaberaí, Morrinhos, Palmeiras, Piracanjuba, Pires do Rio, Trindade e Silvânia

Polo sede: Goianésia

De 23 a 26 de maio. Equipes das regionais de Campos Belos, Águas Lindas, Anápolis, Inhumas, Luziânia, Novo Gama, Planaltina, Posse e Formosa

Polo sede: Rubiataba

De 30 de maio a 2 de junho. Equipes das regionais de Ceres, Goiás, Itapuranga, Itapaci, Minaçu, Porangatu, São Miguel do Araguaia, Uruaçu e Goiânia

Polo sede: Rio Verde

De 6 a 9 de junho. Equipes das regionais de Aparecida de Goiânia, Iporá, Jataí, Jussara, Mineiros, Piranhas, Santa Helena, São Luis de Montes Belos e Quirinópolis