Governador de Santa Catarina visita Cedup e conversa com estudantes sobre o Programa Universidade Gratuita

Santa Catarina

20.03.2024

O Programa Universidade Gratuita já faz parte das conversas dos alunos do Centro de Educação Profissional (Cedup) Abílio Paulo, em Criciúma, no Sul do estado. Foi lá que o governador Jorginho Mello conheceu, nesta segunda-feira,18, estudantes que esperam contar com o benefício e conseguir buscar a carreira que sempre sonharam.

“É para vocês que a gente está fazendo o Universidade Gratuita. Eu quero fazer com que Santa Catarina seja o melhor estado do Brasil na Educação. Quero fazer com que vocês estudem, se formem, exerçam a profissão que vocês quiserem, quem quiser ser engenheiro, advogado, professor, médico, psicólogo, dentista e assim vai. Sabe para quê? Para ser feliz. Orgulhar pai e mãe, tio, padrinho, é para isso que eu trabalho. O Universidade Gratuita é um projeto arrojado, é um case nacional, nenhum outro estado do Brasil tem”, disse Jorginho Mello.

Os irmãos gêmeos Rafael da Silva Marcelo e Mateus da Silva Marcelo estão no 2º ano do Ensino Médio, mas já sonham em cursar Psicologia com a ajuda do Universidade Gratuita. Como o pagamento de duas mensalidades ao mesmo tempo, pesaria no orçamento familiar, o benefício vai fazer a diferença na vida dos dois. “Esse programa pode me ajudar bastante financeiramente. A Psicologia tem uma mensalidade um pouco alta e isso pode dificultar minha vida. Porém, o programa vem aí para dar uma oportunidade não só pra mim e pro meu irmão, mas pra outros jovens também”, disse Rafael. “Como são muitos anos de faculdade, vai me ajudar bastante a pagar cada uma das mensalidades”, completou Mateus.

Foto: Marco Favero/SECOM

Já mais perto de buscar a capacitação profissional, por já estar no 3º ano, Ícaro Fernandes Osório diz que pretende se formar na área da Biologia. “É uma das minhas maiores paixões e o Programa pode me ajudar de alguma forma a tirar um grande peso das minhas costas enquanto estudante e poderia me ajudar a focar mais nos estudos e atingir mais estando na universidade”, concluiu o jovem.

Engenharia Civil é o objetivo de outra estudante do 3º ano do Cedup, a Julia Ignácio Bortolin, que também pretende recorrer ao benefício educacional para concluir a graduação. “O Universidade Gratuita vai conseguir me ajudar com isso, já que eu não vou ter que me preocupar com nada e ela vai ajudar muito na minha vida”, revelou.

Sobre o programa

O Programa Universidade Gratuita tem como regra que após formado, o aluno beneficiado trabalhe quatro horas por semana a serviço do Governo do Estado como forma de retribuição à sociedade.

“Os nossos estudantes que querem fazer um curso superior devem ficar atentos. Primeiro devem passar num processo seletivo, se matricular num curso superior e ingressar na Universidade. A partir daí, obviamente, eles podem fazer o pedido para ter o benefício do Universidade Gratuita. É uma oportunidade ímpar que o estado está dando, um projeto grandioso que é ideia do nosso governador Jorginho Mello de fazer com que todos os estudantes de Santa Catarina tenham a oportunidade de fazer o curso superior que desejam”, explicou o secretário de Estado da Educação, Aritides Cimadon.

Sarah Layane – Foto: Marco Favero/SECOM

A aluna do 2º ano, Sarah Layane Suzin, sonha com uma vida profissional ligada à segurança pública: quer ser delegada de Polícia. Mas para isso, vai ser preciso terminar primeiro os cinco anos do curso de Direito, por intermédio do Universidade Gratuita. E a retribuição em forma de trabalho para a sociedade catarinense já faz parte dos planos da adolescente de 16 anos. “É algo muito bom porque a gente vai estar fazendo o que gosta, a gente vai estar ajudando outras pessoas e vai ser meio que uma retribuição: o Estado ajudou a gente e agora a gente vai ajudar o Estado”, afirmou.

Quem também vê no Universidade Gratuita uma forma de realizar o sonho profissional e ajudar com o trabalho é a Hemili Barbosa Dias, do 3º ano do Cedup. Ela quer ingressar no curso de Psicologia. “O Universidade Gratuita é uma ótima oportunidade pra mim e para outras pessoas que não têm condições financeiras pra pagar mensalmente a faculdade. E retribuir com o trabalho vai ser uma forma justa de ajudar e eu vou poder exercer a minha futura profissão”, explicou.

Hemili Barbosa – Foto: Marco Favero/SECOM

Ainda na visita ao Cedup Abílio Paulo o governador Jorginho Mello assistiu a uma apresentação de dança feita por alunos da instituição. Ele também vistoriou as obras de ampliação do local. Estiveram também presentes o secretário de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde, Ricardo Guidi, a secretária geral de Governo, Danieli Porporatti, a secretária adjunta da Comunicação, Renata Furlanetto, a deputada federal Julia Zanata, o deputado estadual Jessé Lopes, o prefeito de Criciuma, Clésio Salvaro e a reitora da Unesc Luciane Ceretta.