Jornada Pedagógica no Rio Grande do Norte mobiliza educadores e debate sobre a equidade na Educação

Rio Grande do Norte

20.02.2024

Na busca por uma educação mais igualitária e inclusiva, as Diretorias Regionais de Educação do Rio Grande do Norte estão realizando a Jornada Pedagógica 2024, com o tema central "Equidade na Educação: Garantia de aprendizagem e respeito às diversidades". O evento, que antecede a abertura do ano letivo, reúne gestores, coordenadores pedagógicos, professores e demais profissionais da área para discutir e planejar estratégias que promovam uma educação de qualidade para todos.

Caicó foi a primeira regional a dar início às atividades, ainda na semana passada, e as demais 15 regionais darão prosseguimento a partir de hoje (19). O cronograma completo das jornadas está disponível nas redes sociais da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN.

Em Mossoró, a abertura da jornada será hoje às 19h e terá como conferencista a professora Miriam Abramovay, coordenadora do Programa de Estudos e Políticas Sobre Juventudes, Educação e Gênero: Violências e Resistências, da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSOBR). Natal realiza a abertura amanhã.

Neste ano, a jornada pedagógica está pautada na importância de assegurar que todos os estudantes tenham oportunidades iguais de aprendizado, independentemente de suas origens, condições socioeconômicas, culturais, étnico-raciais, de gênero ou de qualquer outra natureza. "A equidade na educação é um princípio fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Devemos garantir que cada estudante tenha acesso a uma educação de qualidade e que suas particularidades sejam respeitadas e valorizadas", ressalta a professora Socorro Batista, secretária de Educação do RN.

Ao longo dos próximos dias, os participantes da jornada irão participar de palestras, mesas-redondas, oficinas e atividades, abordando temas como inclusão educacional, diversidade, estruturas curriculares, entre outros. “O objetivo é proporcionar aos profissionais da educação ferramentas e conhecimentos necessários para promover uma prática pedagógica mais inclusiva e eficaz”, destaca Cleonice Kozerski, secretária adjunta de Educação do RN.

Além disso, serão compartilhadas experiências e boas práticas desenvolvidas em diversas escolas das diferentes regiões, visando inspirar e incentivar a replicação de iniciativas bem-sucedidas. A troca de experiências entre os profissionais é vista como uma estratégia essencial para o fortalecimento do sistema educacional e o aprimoramento contínuo das práticas pedagógicas.

"A jornada pedagógica é um momento importante de reflexão e planejamento para todos nós que atuamos na área da educação. Devemos estar sempre buscando formas de tornar a escola um ambiente mais inclusivo, acolhedor e estimulante para todos os nossos estudantes”, frisa Patrícia Carol, coordenadora da 6ª Diretoria Regional de Educação e Cultura do RN, sediada em Macau. 

Com o compromisso de promover uma educação verdadeiramente democrática e igualitária, a SEEC reafirma seu papel na construção de uma sociedade mais justa e solidária, onde cada indivíduo tenha a oportunidade de desenvolver seu potencial ao máximo.

Ao final da jornada, os participantes estarão munidos de novas ideias, estratégias e motivação para enfrentar os desafios e avançar na construção de uma educação mais equitativa e inclusiva para todos os estudantes.