Jovem Senador está com inscrições abertas para toda a rede pública de ensino

Rio Grande do Norte

22.03.2024

O Senado Federal abre as inscrições, até o dia 30 de abril, para o programa Jovem Senador 2024, oferecendo aos estudantes do ensino médio das escolas públicas uma experiência única na prática política parlamentar. Com a temática "Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia", o programa visa não apenas celebrar duas décadas de história legislativa, mas também estimular reflexões sobre os rumos da democracia no país.

Para participar, os interessados devem estar matriculados e frequentando regularmente escolas públicas de ensino médio, ter no máximo 19 anos completos até 31 de dezembro de 2024 e participar do concurso de redação do Senado Federal realizado em suas respectivas instituições de ensino.

O processo de seleção envolve várias etapas. Primeiramente, cada escola potiguar seleciona a melhor redação, que é então encaminhada para a Secretaria de Educação do RN. Em seguida, a SEEC, por meio de banca específica, escolhe os três melhores textos, sem estabelecer uma ordem de classificação específica. Posteriormente, uma comissão julgadora do Senado Federal seleciona a melhor redação de cada estado.

Os autores ou autoras dos textos selecionados em cada estado terão a oportunidade de se tornarem jovens senadores e senadoras, representando suas regiões na Semana de Vivência Legislativa em Brasília. Durante esse período, que ocorrerá de 5 a 9 de agosto de 2024, os 27 vencedores estaduais participarão de sessões plenárias e reuniões de comissões temáticas, debatendo e aprovando projetos que poderão se tornar leis.

Não apenas os estudantes serão beneficiados com essa experiência única, mas também os professores que os orientaram. Os 27 educadores que acompanharam os estudantes vencedores estaduais serão convidados a participar da Semana de Vivência Legislativa, enriquecendo ainda mais a experiência educacional e cívica proporcionada pelo programa Jovem Senador.

As inscrições para o Jovem Senador 2024 estão abertas até o dia 30 de abril. O Senado Federal disponibiliza kits contendo todas as informações e formulários necessários para viabilizar a inscrição nas escolas estaduais e distritais que oferecem ensino médio. Esta é uma oportunidade imperdível para os jovens brasileiros interessados em vivenciar de perto o funcionamento do legislativo e contribuir para o futuro da democracia no país.