Estudante fica em 1° lugar em concurso nacional de redação

Ceará

13.05.2022

O estudante Francisco Davi da Silva Pereira, da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Professora Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales, localizada no município de Sobral, ficou em 1° lugar no concurso nacional de redação do Programa Jovem Senador 2022, promovido pelo Senado Federal. Nesta edição, o tema proposto foi “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”.

Os autores das 27 melhores redações — um de cada estado e do Distrito Federal — são automaticamente selecionados para participar de uma vivência legislativa, em Brasília, que ocorrerá no período de 27 de junho a 1º de julho próximos. Na capital do país, os jovens simularão a atuação dos senadores, numa legislatura com quatro dias de duração.

O processo começará com a posse e eleição da Mesa (presidente, vice e secretários) e terminará com a aprovação dos projetos e sua publicação no Diário do Senado Federal. As sugestões acatadas serão encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) da Casa. Desde o início do programa, já foram apresentadas 54 proposições ao colegiado. Destas, 40 foram aceitas e passaram a tramitar como projetos de lei.

“O tema foi sensacional. Quando eu vi, me identifiquei de primeira, pois amo tudo o que envolve a área de humanas. No momento em que vivemos, é essencial entendermos os erros do passado, para não repeti-los no presente. Essa contextualização joga luz no debate sobre uma sociedade mais justa e um futuro melhor para as próximas gerações. Devemos ter consciência do país que queremos, que não pode ser bom apenas para um grupo, mas sim para todo o nosso povo”, enfatiza Davi.

Conteúdo

Além da participação nas aulas de História e Sociologia na escola, o jovem revela ter se preparado para o concurso por meio do acompanhamento de palestras, debates e vídeos produzidos por historiadores.

“Sempre me interessei por programas como o Jovem Senador. Em 2020, concorri ao Parlamento Jovem Brasileiro (PJB - programa da Câmara Federal) e bati na trave. Acho que o desejo de representar um estado tão valoroso como o Ceará, terra de grandes figuras históricas como Rachel de Queiroz, Belchior e outras, foi um ponto a mais de estímulo para a minha dedicação. Terra da luz, tenho certeza de que a gente vai brilhar muito!”, ressalta o estudante.

Vivência

A viagem a Brasília vai ser a primeira experiência de Davi fora do Ceará. O jovem reside em Meruoca, município localizado a 18km de Sobral. O prêmio inclui passagem aérea, hospedagem, alimentação e locomoção. Cada jovem senador ganha, ainda, um notebook. Os professores orientadores das redações escolhidas acompanham os estudantes a Brasília e também são premiados com notebooks.

Kátia Alves de Sá, professora de Sociologia da EEEP Lysia Pimentel, acompanhou Davi durante a jornada de estudo e elaboração do texto. A educadora reconhece o potencial interdisciplinar e pedagógico do programa, que tem como princípio o incentivo à educação para a democracia.

“Esperamos que mais estudantes possam sentir-se motivados a participar nas próximas edições e que mais professores possam incentivar jovens a compreenderem as questões educativas do campo político. Estou muito feliz pelo Davi, por esta oportunidade única que teremos, em fazer parte do Jovem Senador, que é um programa muito importante para o desenvolvimento político dos jovens brasileiros”, observa.

Processo

A redação de Davi foi selecionada em um total de 93 inscrições no Ceará. O processo de escolha teve início em novembro de 2021. A comissão avaliadora da Secretaria da Educação (Seduc) indicou três produções como finalistas para a seleção no Senado. Além do vencedor do concurso, foram indicados os estudantes Davi Lee Oliveira de Castro, da EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa, em Acaraú, e Thiago Batista da Silva, da EEEP Edson Queiroz, em Cascavel.

Davi Silva incentiva outros estudantes a também participarem de ações como o Jovem Senador. “Acredito que hoje temos um grande problema, a juventude anda meio desacreditada da política. Mas, a gente tem que mostrar que isso tem jeito. Cresci ouvindo que a minha geração será a responsável por transformar esse país. Se a mudança que nós tanto queremos não está naqueles em quem nos inspiramos, é porque a força de realizar essa transformação está adormecida dentro de nós. Basta que a gente desperte. Bora lá, jovens!?”, convoca o vencedor do Programa.

Ceará tem histórico de excelência

Em 2019, o estudante Alan Alves Henrique Ferreira, da Escola de Ensino Médio (EEM) Carminha Vasconcelos, localizada no município de Morrinhos, ficou em 2° lugar nacional no concurso de redação do Programa Jovem Senador.

Em 2018, a estudante Ivana de Sousa Brandão, da EEEP Adriano Nobre, em Itapajé, foi vencedora do certame em âmbito estadual e, com isso, teve a oportunidade de ser coautora de uma sugestão legislativa, que prevê a inclusão do princípio do respeito à diversidade no ambiente escolar. Em maio do ano seguinte, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado acatou a sugestão e a transformou em projeto de lei.

Texto - Bruno Mota