Estudante do Ceará inicia jornada de intercâmbio pelo Programa Jovens Embaixadores 2024

Ceará

18.01.2024

A estudante Yasmin Costa Ribeiro, de 17 anos, que cursa a 2ª série do Ensino Médio técnico em Informática na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Maria José Falcão, em Pacajus, representará o Ceará no Programa Jovens Embaixadores 2024. A iniciativa é promovida pelo Departamento de Estado norte-americano, coordenada pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América e implementada pela Associação Grupo Mais Unidos.

A aluna cearense embarcou na última segunda-feira (15) para a experiência de intercâmbio, inicialmente com destino a São Paulo-SP. Na capital paulista, a jovem vivencia a primeira etapa da ação, em que conhece os demais selecionados vindos de outros estados, assiste a palestras, participa de oficinas, visita a sede do Consulado Americano e o Museu do Ipiranga. Na sexta-feira (19), Yasmin e o restante da comitiva seguirão rumo a Washington DC para dar sequência à programação.

Na capital norte-americana, os jovens embaixadores passarão três dias, onde terão a oportunidade de conhecer escolas, aprender sobre projetos de empreendedorismo social, e ainda, ter encontros com representantes do governo dos Estados Unidos. Na sequência, os estudantes irão se dividir em grupos para viajar a destinos diferentes dentro do país, onde ficarão hospedados na residência de uma host family (família anfitriã) e participarão de atividades relacionadas ao tema do programa, além de fazerem apresentações sobre o Brasil e fortalecerem seu perfil de liderança. Yasmin irá para a cidade de Kalamazoo, no estado do Michigan.

“É uma iniciativa muito bonita, que beneficia muitos jovens da escola pública. Sou muito grata por ter sido escolhida e por representar o Ceará no programa. Estou ansiosa para ter essa vivência e conhecer os outros jovens embaixadores. Quero fazer muitas coisas nos Estados Unidos. As programações são muito interessantes”, cita a jovem.

Requisitos

Para concorrer a uma vaga, era necessário saber falar inglês, ter desempenho escolar de excelência e perfil de liderança, além de participar de projetos de empreendedorismo social ou ter tido uma ideia que gerasse impacto coletivo. Yasmin é engajada no projeto “Natal Solidário”, desenvolvido pela escola, que consiste em arrecadar e doar cestas básicas, roupas, brinquedos e kits de higiene para famílias de baixa renda. “Fui responsável por representar minha sala nas reuniões do projeto. Então, eu avisava sobre decisões, ajudava nas doações, falava sobre as metas e repassava tudo para a turma responsável pela organização”, explica.

Na visão de Yasmin, alguns aspectos tiveram peso decisivo na seleção do Programa. “É preciso ter habilidade em inglês e ser muito autêntico. As provas não têm respostas ‘certas’. Eles querem ver como é você dentro da sua comunidade, como você pensa, e daí analisam se cumpre os requisitos e tem o perfil de jovem protagonista”, detalha.

A estudante valoriza o suporte recebido tanto pela família como pela escola, para a obtenção do sonho. “O apoio da minha família foi essencial, porque está ao meu lado o tempo todo, me incentivando a estudar e a buscar oportunidades. E o apoio da escola também foi fundamental. Meu professor de inglês ajudou muito no processo seletivo, explicando como as coisas funcionavam e auxiliando no preenchimento de documentos”, aponta.

Yasmin revela, ainda, o desejo de conhecer a paisagem diferenciada que aquela localidade proporciona. “É uma região muito fria. Os veteranos já avisaram que provavelmente iremos ver neve, e estou ansiosa para fazer o clássico dos filmes: bonecos de neve e guerra de bolas de neve”, brinca.

A aluna também se vê no papel de inspirar outros jovens a buscarem novas perspectivas. “Nem todos têm essa oportunidade. Como eu tive, quero que todos vejam que é possível, que tenham essa vontade de participar e de ir atrás dos próprios sonhos. O Ceará é um estado muito forte na educação. Espero que daqui pra frente os jovens cearenses estejam mais empenhados em participar de programas como esse, serem protagonistas e representarem o nosso estado mundo afora”, finaliza Yasmin.

Sobre o Programa

Criado em 2002, o Jovens Embaixadores é um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos para estudantes do Brasil que estão no Ensino Médio da rede pública. A experiência de participar do JE permite que os horizontes dessas pessoas se ampliem, ao mesmo tempo em que ocorre o estreitamento dos laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.