Estudante de escola estadual em Messias representará Alagoas no Senado Federal

Alagoas

07.07.2023

Éllydy Mayane Gonçalves da Silva, estudante da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Judith Nascimento, localizada na cidade de Messias, será empossada como Jovem Senadora e representará Alagoas no Senado Federal, em Brasília-DF. A jovem integra a comitiva dos 27 Jovens Senadores na edição 2023 do programa, que proporciona a estudantes de todo o país a oportunidade de conhecer a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo.

A seleção foi realizada a partir de um concurso de redação entre estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual, com o tema “Saúde mental nas escolas”. A redação de Éllydy foi selecionada dentre as 18.687 inscritas em todo o estado, sendo 686 da regional (a 12ª) a que pertence a Escola Judith Nascimento. Com o feito, ela já inicia os preparativos para viajar à capital federal, onde permanecerá de 21 a 25 de agosto.

E a comemoração pelo resultado, anunciado na quarta-feira (05), foi dupla. É que, ao vencer o certame, Éllydy também vai realizar o sonho de viajar de avião pela primeira vez. Ao receber a notícia, a jovem de 16 anos fez questão de reconhecer o papel da escola, agradecendo, especialmente, à professora de Língua Portuguesa, Tatiana Fernandes.

“A expectativa é muito grande. Será minha primeira viagem de avião, e eu já estou muito ansiosa por isso. Vou me empenhar ainda mais a partir de agora. Foi tudo muito gratificante até aqui, porque sempre pude contar com o apoio de todos. A professora Tatiana me mandou textos em que eu pude me basear, mas também relatei casos de ansiedade, registrados aqui na escola, para construir a minha redação. É um tema que precisa ser mais debatido na sociedade como um todo”, disse a estudante.

Orgulhosa, a mãe de Éllydy, Marize Silva, descreveu, em lágrimas, a vitória da filha. “A Éllydy se dedica muito e nunca deixa de tirar as dúvidas em sala de aula. Ela gosta de ler, para melhorar o vocabulário, além do que sempre treinou bastante com as redações que eram corrigidas pela professora. Não foi à toa que ganhou uma bolsa do CNPq, programa do governo federal voltado à iniciação científica. Agora, ganhou um grande presente de aniversário, já que vai completar 17 anos no próximo domingo”, afirmou Marize.

O anúncio coincidiu com o retorno às aulas da rede estadual no segundo semestre e foi feito durante solenidade que contou com a presença do secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão. Ele parabenizou a todos os participantes do concurso.

“É uma honra participar desta festa de cidadania e conhecimento. Fico feliz quando o jovem se interessa pela política, porque ela está presente em tudo. Amanhã, qualquer um de vocês também pode vir a ser um político, um legislador. Todos vocês, sem exceção, estão de parabéns por terem participado desse concurso com ampla concorrência e que consagrou a jovem Éllydy. Tenho certeza de que estaremos muito bem representados”, discursou o secretário.

O programa

O programa Senador Jovem Brasileiro foi criado por meio da Resolução 42/2010, englobando o Projeto Jovem Senador e o Concurso de Redação do Senado Federal. Ocorre anualmente e proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal a oportunidade de conhecer a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.

A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. Os temas sempre abordam tópicos de civismo e questões sociais, convidando à reflexão sobre o exercício da cidadania. Os autores das 27 melhores redações — um de cada estado e do Distrito Federal — são automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, conforme a atuação dos senadores da República.

Bruno Soriano e Manuella Nobre / Ascom Seduc