Laboratórios de informática das escolas da rede estadual recebem investimentos para retorno das aulas presenciais

Sergipe

06.08.2021

Com a proximidade do retorno às aulas presenciais nas escolas da rede estadual de ensino, o qual acontecerá  a partir de 17 de agosto, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) equipa os laboratórios de informática das unidades de ensino. Nos últimos dois semestres, o Governo do Estado, por meio da Seduc, já investiu o montante de R$ 31.412.775,48 para a aquisição de computadores e periféricos que estão sendo distribuídos nas escolas da rede estadual, além de melhorias em infraestrutura de hardware e software e soluções de backup. Desde o segundo semestre de 2020 até agora, diversas unidades de ensino receberam e estão recebendo novos computadores, que estão servindo tanto para incrementar os seus laboratórios de informática quanto para o uso da parte administrativa das escolas. A Seduc investiu também em Data Center, atualização de soluções Backup e em outras melhorias na parte de informática.

O superintendente executivo da Seduc, professor José Ricardo de Santana, destacou a importância desses investimentos. “Nós temos a continuidade dos investimentos que já foram feitos, estamos equipando os laboratórios, o que é uma necessidade para o desenvolvimento de atividades remotas, principalmente para aqueles alunos que tiveram dificuldade de acesso a essa ferramenta em suas residências. O fato de ter na escola o laboratório de informática faz com que aquele aluno, que durante esse período de pandemia teve alguma dificuldade de acesso, consiga trabalhar de forma muito melhor as atividades no ambiente escolar”, disse.

Um exemplo de escola equipada foi o Colégio Estadual Maria Montessori, no município de Feira Nova. A diretora Fídia Lourrane Oliveira explica que fez a solicitação à Seduc, e a escola recebeu 18 computadores. Desse total, 12 máquinas estão instaladas no laboratório de informática, quatro foram destinadas para serviços burocráticos da escola, e dois estão sendo utilizadas pela coordenação pedagógica.

Para a diretora, com a retomada das aulas presenciais, que acontecerão a partir do dia 17 deste mês, os novos equipamentos de informática vão deixar as aulas mais atrativas para os alunos. “Um laboratório mais bem equipado é benéfico para a escola porque, como a ocupação das turmas nas aulas presenciais será de 50%, os computadores serão utilizados por todos os alunos que estiverem na sala, sempre mantendo o distanciamento necessário. E os estudantes estarão sendo assistidos pelos professores”, disse.

A diretora Fídia Lourrane explica ainda que, com a 8ª parcela dos recursos do Programa de Transferência de Recursos Financeiros às Escolas Públicas Estaduais (Profin), a unidade escolar adquiriu mais equipamentos, como aparelhos de TV, data-show, microfones sem fio, impressora, entre outros.

Outra unidade de ensino agraciada com novos equipamentos foi a Escola Estadual Professora Clarice da Silva, em São Cristóvão. No mês de abril deste ano, essa escola recebeu 14 computadores, 10 dos quais foram instalados no laboratório e quatro estão sendo utilizados na parte administrativa. Além disso, a Seduc entregou também 15 novos estabilizadores. A diretora Ana Lúcia dos Santos Brito diz que, nesse período de aulas remotas, os alunos que não têm acesso à internet em casa fazem agendamento para poderem utilizar os computadores do laboratório da escola, tanto para assistirem às aulas, quanto para fazerem as atividades. Os novos equipamentos também foram utilizados recentemente para a aplicação das provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Para o retorno às aulas presenciais, a expectativa é grande. “Essa é uma escola que já tem 35 anos, e nunca tivemos um laboratório assim organizado. E agora nós tivemos essa oportunidade, com o apoio da Diretoria Regional de Educação 8, de receber da Seduc uma quantidade boa de computadores. Os alunos já estão ansiosos para retornar às aulas presenciais. Os professores já têm, em seus planejamentos, atividades com a utilização dos novos equipamentos de informática. Certamente, um laboratório mais bem equipado anima bastante os estudantes”, disse