Lançada em Sergipe rede para fortalecer Conselhos Escolares

Sergipe

13.12.2017

Membros dos Conselhos Estaduais, das Diretorias Regionais de Educação (DRE), diretores das unidades escolares, técnicos e gestores da Secretaria de Estado da Educação (Seed) se reuniram na manhã desta terça-feira, 12, no auditório Hermínia Caldas, localizado no Complexo Administrativo e Pedagógico da Educação, em Aracaju, para o Lançamento da Rede Estadual de Fortalecimento dos Conselhos Escolares - Rede + Conselhos. Na oportunidade, houve também a divulgação do Programa Estadual de Capacitação para Conselheiros Escolares.

A mesa de abertura dos trabalhos foi composta pelo secretário, Jorge Carvalho; o superintendente executivo, professor Everton Siqueira; a diretora de Educação de Aracaju (DEA) Eliane Passos, representando todos os diretores regionais; a presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Luana Boamorte; o diretor da Coordenadoria de Informática (Codin), Alexandre Veras e a diretora da Coordenadoria de Gestão Democrática, Articulação e Assistência aos Munícipios (Cogedam), Simone Paixão.

Na oportunidade, o secretário comentou acerca dos avanços significativos no cenário educacional sergipano. Jorge Carvalho destacou que no próximo ano é bem provável que se possa comemorar os resultados divulgados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). "Já contamos com os indicadores do Ministério da Educação (MEC), que Sergipe está apresentando bons resultados. Na semana passada recebi a notícia que os indicadores do Índice de Oportunidade da Educação Brasileira (IOEB) comprovou que Sergipe avançou mais que a média nacional e subiu três posições", afirmou ao elogiar a gestão do governador Jackson Barreto.

Ainda conforme Jorge Carvalho, os conselhos, por sua natureza, são uma ferramenta que prioriza a gestão democrática, pois conta com o envolvimento dos alunos, professores, pais e gestores das unidades escolares. "É inegável que os conselhos escolares se revestem de uma importância singular", afirmouao elogiar a atuação da diretora do Cogedam juntamente com todos os servidores que compõem a equipe. "Este trabalho de coordenação e orientação das atividades dos conselhos vem ganhando um visível destaque", complementou o secretário.

Rede + Conselhos

O objetivo do evento foi apresentar o sistema de integração e informações dos Conselhos Escolares. A diretora da Cogedam explicou que a Rede conta com um Banco de Dados dos Conselhos Escolares como instrumento de suporte ao acompanhamento e monitoramento desse colegiado em toda rede estadual. Além do Banco de Dados, a Rede + Conselhos também conta com um Programa Estadual de Capacitação para os Conselheiros das Escolas Estaduais do Estado de Sergipe.

"Essa ferramenta irá atribuir transparência no que tange as atividades e ações dos Conselhos, porque a Rede contará com toda a documentação, legislação, dados bancários, informações dos conselheiros. Dessa maneira, através desta Rede, todos terão a oportunidade de acompanhar e monitorar o funcionamento dos Conselhos Escolares. A Seed está dando um passo importante na gestão democrática", explanou, Simone Paixão.

O sistema da Rede + Conselhos foi desenvolvido pela gerência de desenvolvimento da Codin. O propósito da Seed em implantar uma ação articulada em rede é impulsionar o compartilhamento de ações, objetivos, procedimentos e responsabilidades.  Já a ação de acompanhamento, monitoramento e cursos de capacitação para os Conselhos Escolares evitarão que o colegiado fique isolado em torno da própria escola, pois a formação proporcionará que se tornem um conjunto de conselheiros da rede estadual de ensino, corresponsáveis pela gestão escolar de forma integrada.

A diretora da DRE 9, Meire Ferreira, ressaltou que a atuação da Cogedam é de extrema importância em que se refere o apoio aos conselhos escolares. "A palavra-chave é a democratização, com os conselhos escolares todos os envolvidos ganham voz e passam a fazer parte das decisões das unidades escolares e do dia a dia da comunidade escolar. Quando a Seed começa a ampliar este debate já percebemos o retorno e os avanços na nossa educação", disse.

A técnica da Assessoria de Planejamento (Asplan) e membro da Comissão de Regulamentação dos Conselhos, Edneia Elisabete Cardoso Sobral disse que a Seed, por meio das ações da Cogedam, presta todo suporte e apoio necessário para que de fato ocorra nas unidades escolares uma gestão democrática e participativa. "Reconheço o total envolvimento de Simone Paixão e da equipe altamente capacitada da Cogedam. É muito importante este acompanhamento e transparência das ações", frisou.

A presidente do CEE, Luana Boamorte, destacou que é visível que a Seed busca somar esforços para repensar as ações e estratégias que priorizam a melhoria da qualidade de ensino. "Considero o trabalho da Cogedam de extrema importância para a gestão da política estadual em Sergipe, principalmente, a ação de fortalecimento dos conselhos escolares, mesmo porque acredito que é o conselho escolar a instância que torna a gestão democrática, dessa maneira, possibilita a participação de todos os membros da comunidade escolar na gestão e na administração da escola. E o CEE fica lisonjeado ao participar deste momento, todos juntos em prol da educação", finalizou.