Lenda do Tsuru é trabalhada na Escola Estadual José Serafim Ribeiro

Mato Grosso do Sul

03.12.2021

A escola Estadual José Serafim Ribeiro, localizada na rua Bandeirantes, no centro de Jaraguari, que oferta ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”, realizou atividade com enfoque na lenda japonesa sobre pássaro sagrado “Tsuru”.

Durante as aulas com os estudantes do 6° e 7° Ano do Ensino Fundamental da disciplina de Pesquisa e Autoria, sob a orientação da professora Fátima, realizaram uma pesquisa sobre a "Lenda do Tsuru - pássaro sagrado no Japão".

Competências socioemocionais

Nas aulas de Arte, sob orientação do professor Miller, os estudantes aprenderam a técnica de dobradura, conhecida como origami. Assim, nas aulas de Projeto de Vida, confeccionaram os Tsurus em papel sulfite, desenvolvendo as competências socioemocionais, como conhecimento, repertório cultural, pensamento criativo, cultura digital, trabalho e projeto de vida, argumentação, autoconhecimento, empatia, cooperação e persistência.

Diz a lenda que se a pessoa fizer 1.000 Tsurus, usando a técnica do origami com o pensamento voltado para um desejo, ele poderá se realizar e nossos estudantes chegaram bem perto. “Assim, cada estudante pode pensar e discutir sobre seus projetos de vida projetos de vida, de uma forma lúdica!”, enfatiza gestor Adilson José Francischini.

Finalizando o projeto e já com espírito natalino, a professora Fátima e o professor Miller, junto com os estudantes, realizaram a culminância das confecções dos Tsurus, pendurando-os nas árvores do pátio da escola.

Texto: Adersino Junior – Secretaria de Educação de MS