Live da Secretaria de Educação destaca Valores e Práticas Governo de Minas

Minas Gerais

24.04.2024

Nesta segunda-feira, dia 22/4, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) promoveu uma live para difundir a Jornada da Cultura e destacar o projeto Valores e Práticas Governo de Minas. Com duração de 50 minutos, o momento contou com a participação do secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.

O objetivo principal da transmissão foi apresentar o “Nosso Jeito de Ser e Fazer”, parte integrante do Projeto Valores e Práticas. Esse projeto, desenvolvido em parceria com a Comunitas e com apoio técnico da consultoria Betania Tanure Associados (BTA), tem como intuito fortalecer a cultura organizacional do funcionalismo estadual, buscando comportamentos de maior protagonismo e foco em soluções para a geração de melhores resultados para os cidadãos.

Durante a live, foram destacadas as etapas do projeto, que teve início no final de 2020, com um mapeamento da cultura organizacional seguido de uma fase de co-construção da cultura desejada, envolvendo mais de 2 mil gestores. O Nosso Jeito de Ser e Fazer foi o resultado desse processo, proporcionando clareza sobre os comportamentos praticados e comportamentos não tolerados pelos servidores do estado.

O secretário Igor de Alvarenga reforçou a importância do engajamento de todos para a efetivação da cultura organizacional proposta. “Você, servidor do estado, faz parte do propósito de transformar Minas no melhor lugar para viver e investir. Seu comportamento na ponta apoia para que, nós enquanto Governo, enquanto instituição pública, possamos oferecer o melhor serviço, um serviço menos burocrático e respeitoso com cada mineiro”, afirmou durante a live.

O encontro virtual reforçou o compromisso do governo em promover uma cultura organizacional de excelência e engajamento, onde gestores e servidores trabalham juntos em prol do melhor atendimento aos cidadãos mineiros. 

“A ideia é, também, oportunizar que o servidor realize e se realize. Que ele esteja mais engajado, feliz e envolvido com o que faz. Os direcionadores da cultura, ou nossos valores e práticas, é como se fosse nosso mapa, nossa referência de atuação”, afirma Magda Costa, consultora da BTA.

A transmissão está disponível na íntegra neste link.

Curso para servidores

Foi apresentado na live um curso para os servidores de secretarias e órgãos autônomos. Ele é uma experiência de autodesenvolvimento sobre Cultura e Mudança, que oferece conteúdos interativos, como o quiz da cultura, podcasts e vídeos. Os participantes foram convidados a se envolverem ativamente na jornada, que se propõe a ser uma ferramenta de trabalho para gestores e uma oportunidade de aprimoramento para todos os servidores.

O objetivo do curso é aprimorar de forma permanente o serviço público mineiro; traçar os propósitos desejados pelo Governo de Minas para os servidores públicos, para que tenham, no Estado, um ambiente cada vez melhor para se trabalhar; e que através do curso, entendam e conheçam mais sobre a cultura do Estado. 

O curso possui 7 módulos que podem ser realizados em 1 hora por dia. Trata-se de uma atividade on-line e individual, realizada com login e senha. O acesso pode ser feito no site: http://digital.betaniatanureassociados.com/valoresepraticas