Livro destaca boas práticas das redes estaduais durante a pandemia

Projetos e Premiações

04.09.2023

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) lançou, com o apoio da Fundação Santillana, o livro "A Educação não parou". A obra é um registro das boas práticas das redes estaduais na manutenção da oferta do ensino durante a pandemia de Covid-19, muitas delas estão sendo incorporadas, definitivamente, às rotinas da gestão pública em seus estados.

Para a escrita do livro, foram ouvidos mais de 80 secretários de Educação, superintendentes e gerentes de área, diretores e professores. O lançamento se deu na reunião da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave), que ocorreu de 30 de agosto a 1º de setembro, em Campinas/SP.

O secretário de Educação do Espírito Santo e presidente do Consed, Vitor de Angelo, lembra que diante de um desafio tão complexo, como a pandemia, era fundamental que os governos dessem respostas sistêmicas. “E nesse sentido foram muitos os aprendizados. Esse conjunto de conhecimentos compõe agora um repertório de reação rápida para desafios futuros nos mais diferentes cenários, não necessariamente o de uma nova pandemia”.

O diretor de políticas públicas da Fundação Santillana, André Lázaro, também fala sobre alguns dos aprendizados trazidos pela obra. “São aprendizados que vão desde a relevância das articulações intersetoriais até a constatação da gravidade da pobreza que afeta parte expressiva de nossos estudantes e suas famílias. O nosso desejo é que os registros apresentados inspirem a transformação que o presente nos pede e que as nossas crianças e jovens esperam que sejamos capazes de realizar.”

O link para acesso gratuiro ao livro é o https://www.fundacaosantillana.org.br/publicacao/a-educacao-nao-parou/