Luciano Barbosa fala das metas para a educação alagoana para gerentes regionais selecionados para o biênio 2019-2021

Alagoas

11.04.2019

Texto de Ana Paula Lins

“Vocês estão aqui por mérito e também assumem uma grande responsabilidade. Vocês vieram do chão da escola e foram selecionados pelas experiências exitosas em suas unidades de ensino. Experiências essas que vocês agora compartilharão com as demais instituições de sua regional. Este será um ano de muitos desafios e saibam que a Seduc dará todo o apoio necessário”. Foi com estas palavras que o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, saudou os gerentes regionais de Educação selecionados para atuar no biênio 2019-2020. Na ocasião, ele também falou dos planos e metas para a Educação de Alagoas para os próximos anos.

Durante o encontro, Barbosa falou da mobilização conjunta das redes estadual e municipais pela melhoria dos índices educacionais alagoanos e que culminou em resultados positivos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Essa mobilização foi fortalecida por meio do programa Escola 10.

“Assumimos o desafio de ficarmos entre os dez estados com os melhores IDEB. Acredito no trabalho de vocês e acredito de somos capazes de ir mais longe”, afirmou Luciano.




Formação – O discurso do secretário de Estado da Educação aconteceu nesta segunda-feira (8) durante a primeira formação com os gerentes regionais selecionados para o biênio 2019-2021. Os gestores ainda serão nomeados para o cargo via Diário Oficial do Estado (DOE) e empossados pelo governador Renan Filho.

Segundo Ricardo Lisboa, superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), esta é a primeira de uma série de formações. “Neste primeiro momento, eles conheceram a estrutura organizacional da Seduc e das Gerências Regionais, mas abordaremos diversos outros assuntos no decorrer dos próximos encontros. Também construiremos um plano de ação para 2019”, adiantou.

Seleção – No dia 29 de março, a Seduc publicou o resultado do processo seletivo para o cargo de gerente regional de Educação para o biênio 2019-2021.

As Gerências Regionais de Educação (Geres) funcionam como representações da Seduc, fazendo também uma ponte entre a secretaria e as redes municipais, particulares e federal de ensino. Todas as escolas da rede estadual estão subordinadas a alguma destas gerências. Elas estão distribuídas da seguinte forma: Maceió é sede da 1ª e 13ª Gerências; Arapiraca, da 5ª; São Miguel dos Campos, da 2ª; Palmeira dos Índios, da 3ª; Viçosa, da 4ª; Santana do Ipanema, da 6ª; União dos Palmares, da 7ª; Pão de Açúcar, da 8ª; Penedo, da 9ª; Porto Calvo, da 10ª; Piranhas, da 11ª e Rio Largo da 12ª.

Foram convocados para o processo seletivo os gestores das escolas municipais e estaduais com a maior pontuação no IDEB e que estavam no efetivo exercício da função em 2017, período de aplicação da Prova Brasil – avaliação de larga escala que ajuda a construir o cálculo do IDEB.

O processo de escolha dos gerentes regionais tendo como referência o IDEB teve início em 2015, refletindo uma preocupação do governador Renan Filho e do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, em reconhecer as escolas e os gestores com os melhores resultados educacionais.