Mãe, amiga e confidente, merendeira cativa alunos de escola estadual

Alagoas

15.05.2023

Todos os dias, Loirrane Ângelo do Nascimento exerce seu trabalho com perfeição. Merendeira na Escola Estadual Professor José da Silveira Camerino, ela se esforça em preparar a melhor refeição aos alunos daquela unidade de ensino. Só que o tempero de seus pratos tem um ingrediente: o amor. E é exatamente por todo esse afeto aos estudantes que ela é considerada uma segunda mãe para os jovens da escola.

Há 12 anos trabalhando na unidade de ensino, Loirrane conquistou a todos pelo seu profissionalismo, carisma e predisposição em ajudar. Sua gentileza e simpatia fizeram com que ganhasse a confiança dos estudantes. Nela, eles enxergam uma amiga e confidente, alguém com quem podem conversar abertamente. "Nós estamos aqui na merenda, mas também somos mães e nos preocupamos com nossos alunos. É tia pra lá, tia pra cá, e acabamos nos tornando segundas mães desses meninos. Percebo que eles sentem falta de conversar, de serem ouvidos. O mundo oferece muitas coisas lá fora, e nem todas são boas. Por isso, nós da merenda sempre buscamos aconselhar essa turma. Temos experiência, pois também somos mães", destaca .

Aluna da 1ª série do ensino médio, Carla Mikaele Cardoso conhece Loirrane desde a época em que chegou à escola para cursar a 6ª série. Ela ressalta o carinho e o zelo que Loirrane tem por cada estudante. "Certa vez, presenciei ela consolar e tranquilizar uma colega que estava tendo uma crise de ansiedade. Até hoje a menina é grata a ela. Ela e todas as 'tias' da merenda são muito acolhedoras e, por isso, são como nossas segundas mães", frisa Carla.

Confiança

O vínculo entre Loirrane e a escola é tão forte que, no ano passado, ela  optou por matricular sua filha Maria Clara na Camerino. E, para isso, não hesitou em tirá-la do colégio particular onde até então estudava, confiando sua formação à rede estadual de ensino.  "Gosto muito da Camerino. É uma escola organizada e que se preocupa com seus alunos. Por isso, não pensei duas vezes ao trazê-la para cá. Ela se adaptou muito bem. Gosta dos professores, dos amigos, e tira ótimas notas. Fora isso, também me sinto mais segura tendo-a por perto, pois podemos ir e voltar juntas", observou.

A filha, Maria Clara Nascimento, confirma que é importante ter a mãe por perto. "Gosto demais da Camerino, e ter a minha mãe junto a mim é muito bom, pois, como a escola é de tempo integral, passo a maior parte do meu dia aqui", conta a estudante.

Já a diretora Sheila Cardoso se diz grata por Loirrane ter escolhido matricular a filha na escola. "Ela é muito querida por todos, e ter uma mãe que é tão participativa e, ainda por cima, nossa servidora, é motivo de muita alegria para todos nós. Afinal, a parceria entre escola e família é a chave para uma educação de qualidade e transformadora", avalia.