Mais de 12 mil alunos da rede pública vão ser avaliados sobre a fluência em leitura, no Amapá

Amapá

20.03.2024

O Governo do Amapá promove a avaliação de leitura para mais de 12 mil crianças da rede pública de ensino. A medida é necessária para diagnosticar o nível de alfabetização entre alunos do ensino fundamental. As avaliações acontecem até o dia 22 de março, em 432 escolas do estado.

Com os dados detalhados é possível propor ações que atendam às necessidades de cada estudante. Os resultados deste primeiro momento podem ser obtidos em até dois meses.

A prova é aplicada em todas as turmas do 2° ano do ensino fundamental do Amapá, sejam de escolas estaduais ou municipais. A parceria é feita por meio do programa de cooperação Colabora Amapá.

“Essa é uma das ações do programa Criança Alfabetizada, e essa é a primeira etapa do exame, que também ocorre no segundo semestre de 2024. Assim, podemos comparar os dados do início e do final do ano, podendo verificar o quanto a educação amapaense avançou”, explica a gerente de Avaliação da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Renilda Pantoja.

A prova é aplicada através de um aplicativo do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), uma fundação ligada à Universidade Federal de Juiz de Fora. Após a coleta dos dados, profissionais classificam os alunos em uma escala de pré-leitor (níveis 1, 2, 3 e 4), leitor iniciante e leitor fluente.

Alunos da Escola Estadual Princesa Izabel, no Centro de Macapá, participaram do exame na última semana. De acordo com a professora Rejane Costa, de 48 anos, avaliações diagnósticas como estas são importantes para o planejamento pedagógico. 

“Às vezes, temos um aluno com uma idade inadequada para a série dele. Nesses casos, a avaliação contribui muito, porque a gente passa a dar, para essa criança, uma atividade que possa trazer ela para o nível de alfabetização correto. Essa avaliação nos mostra que temos a capacidade de mudar o futuro e tornar o ambiente escolar adequado para o que esse estudante necessita”, explica a professora. 

Criança Alfabetizada

O programa é desenvolvido em regime de colaboração entre Estado e municípios. Ele funciona em várias frentes de atuação, entre elas, a avaliação dos alunos e formação de professores.

O objetivo é alfabetizar 100% das crianças na idade certa. Para isso, o programa realiza três avaliações de fluência ao decorrer do ano, todas com o objetivo de verificar a evolução dos estudantes.

O programa Criança Alfabetizada foi instituído em 2019 para promover a valorização do professor, o reconhecimento de escolas, com prêmios para aquelas que apresentam melhores resultados, e incentivos fiscais e financeiros através da vinculação de 18% de cota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a Educação, distribuídos de acordo com a qualidade educacional do município.