Mais de 120 mil alunos da rede estadual participaram da 2ª Avaliação de Verificação da Aprendizagem do Amazonas de 2023

Amazonas

25.07.2023

A aplicação da segunda Avaliação de Verificação da Aprendizagem do Amazonas (Avam) de 2023, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, iniciou, nesta terça-feira (25/07) e segue até sexta-feira (28/07). Mais de 120 mil estudantes do Ensino Fundamental (2º, 5º e 9º ano) e Ensino Médio (3ª série), da rede estadual de ensino, realizarão as provas em todo o estado.

A prova tem como base as Matrizes de Referência de Língua Portuguesa e Matemática, utilizadas no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021, prova nacional que compõe a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 

Aplicada desde 2020, a Avam tem o objetivo avaliar o desempenho dos estudantes e produzir um painel sobre a educação no estado. De acordo com o coordenador da Gerência de Avaliação da Aprendizagem e Desempenho (Gaade), da Secretaria de Educação, Eriberto Façanha, essa segunda prova tem uma função diferente da primeira, com um foco mais preparatório para o Saeb. 

“Diferentemente da primeira prova, onde a gente quis ter um diagnóstico da educação no estado, essa terá um foco mais abrangente nos conteúdos específicos do Saeb. É realmente uma prova de preparação, em que os alunos vão realizar o certame com conteúdos muito parecidos com aqueles que vão se deparar em outubro, no Saeb”, frisou Eriberto. 

Nesta segunda edição de 2023, a Avam será realizada em todos os municípios do Amazonas, alcançando aproximadamente 120 mil estudantes. O planejamento traçado pela Secretaria de Educação são três edições da avaliação neste ano letivo. A primeira ocorreu em abril e a terceira está prevista para setembro.

Por compor uma das ações do Programa Hora de Avaliar, a Avam também contará com a atenção de uma equipe de especialistas da Gaade, que produzirá um material de apoio para interpretação e análise dos resultados das provas, o qual será disponibilizado para gestores e professores. O conteúdo contará com gabaritos comentados e sugestão de planos de intervenção voltados para as habilidades consideradas com baixo desempenho.

Preparação

Localizada no bairro São Jorge, zona oeste de Manaus, a Escola Estadual (EE) Isaac Benayon Sabbá é uma entre as mais de 600 unidades de ensino da Secretaria de Educação que realizou a aplicação das provas da Avam nesta semana. A professora do Ensino Fundamental 1, Ivy Soares, falou um pouco sobre a preparação para a prova, para além dos descritores. 

“Nós queremos que os alunos também estejam acostumados com a dinâmica de uma prova (externa). Muitas vezes, para essas crianças, é a primeira vez que eles veem um cartão-resposta, por exemplo. Então, trabalhamos nisso, treinando concentração, onde é possível realizar as contas, anotações, tempo de prova e outras questões que também fazem a diferença na hora da avaliação”, ressaltou a professora. 

Saeb

Principal indicador do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), a prova Saeb será realizada, nacionalmente, no fim de outubro deste ano. Com os resultados da última edição, em 2021, o Amazonas subiu quatro posições no ranking dos melhores indicadores do Ideb do país, e hoje ocupa a 8ª posição do Brasil.

De acordo com a gestora da EE Isaac Benayon Sabbá, Regilene Rocha, a escola tem desenvolvido uma série de atividades para preparar os alunos para o Saeb.

“Buscamos sempre trabalhar, além dos conteúdos, o lado lúdico das coisas na cabeça das crianças, pois sabemos que, assim, elas fixam mais o aprendizado. Aqui, temos alunos que desenvolvem mini peças teatrais e coreografias sobre o Saeb, por exemplo, e apresentam para os colegas. O nosso objetivo é fazer com que eles entendam a importância da prova”, destacou a gestora. 

FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto