Mais de 14 mil estudantes fazem provas da 2ª etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)

Alagoas

09.11.2021

Alagoas conta com 14.927 estudantes das redes pública e privada classificados para a segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), cujas provas ocorrem neste sábado, dia 06, a partir das 14h30 em todo o país. Na primeira fase, cerca de 18 milhões de estudantes brasileiros – dos quais 328.921 alagoanos – participaram das provas aplicadas entre os dias 30 de junho e 03 de agosto.

Segundo Adelailson Peixoto, Professor do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e coordenador estadual da olimpíada, 125 polos aplicam as provas neste sábado. “Dos 14.927 alunos classificados para esta etapa, 7.784 são das redes municipais, 6.287 são da rede estadual e 856 do Instituto Federal de Alagoas e escolas particulares”, informa.

Nesta fase, as provas são discursivas e possuem seis questões. O resultado final da OBMEP, com a divulgação dos estudantes premiados com medalhas e Menção Honrosa, deve ser divulgado em 18 de janeiro de 2022.

Expectativa

Com 119 estudantes participando das provas deste sábado, a Escola Estadual Margarez Lacet, de Maceió, foi a unidade da rede estadual que teve o maior número de alunos classificados para a segunda fase. “Estamos muito animados para a prova e, durante toda semana, reforçamos com os alunos a importância de participar da olimpíada e como esse esforço e dedicação podem ser recompensados, visto que os medalhistas ganham bolsas de iniciação científica. Agradeço também aos nossos professores que dão o melhor de si e sempre incentivam nossos alunos. Temos tradição de premiação na OBMEP e esperamos que, nesta edição, mais nomes se destaquem”, conta a diretora Mônica Oliveira.

Segundo lugar dentre as escolas estaduais com maior quantitativo de alunos classificados para esta última fase da OBMEP – 100 ao todo –, a Escola Estadual Quintella Cavalcanti, de Arapiraca, também está otimista em relação à prova.

“Os obstáculos impostos neste período de pandemia não afetaram o empenho de nossos alunos e professores. Nestes últimos meses, trabalhamos as questões de provas passadas da OBMEP durante as aulas e estamos confiantes em bons resultados tanto na olimpíada quanto no Enem”, revela o diretor José Antônio dos Santos.