Mais de 18 mil alunos da rede estadual de ensino de Sergipe respondem ao Simula Enem

Sergipe

28.08.2023

Para que os alunos dos terceiros anos do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino e os estudantes do Pré-Universitário da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) tenham a noção de tempo e de conteúdo, testem os conhecimentos e conheçam a logística posta no dia do Exame Nacional do Ensino Médio, o Governo de Sergipe, por meio da Seduc, realizou neste sábado, 26, a maior simulação do Enem do Brasil.

 

Os portões foram abertos às 7h e às 8h mais de 18 mil alunos iniciaram as provas nas 189 escolas em todo o Estado que ofertam o ensino médio e 49 polos do Pré-universitário. O secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, acompanhou a aplicação das provas no Centro de Excelência Professor João Costa, em Aracaju, juntamente com a diretora da DEA, Gilvânia Guimarães; a diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional, profa. Eliane Passos; das coordenadoras do Pré, Gicele Pádua, e do Ensino Médio, Isabella Santos e do diretor do centro, Rogério Luiz da Silva.

O secretário Zezinho Sobral lembrou que o Pré-Universitário é o maior do país e algumas ações foram incorporadas ao projeto letivo de todas as escolas estaduais, a exemplo o Simula Enem. “Todo esse clima de prova está sendo experimentado neste dia na rede pública. É uma oportunidade de o aluno verificar qual disciplina está melhor, qual ele precisa de um reforço, mas mais que isso, adquirir a experiência necessária para no dia da prova do Enem. Quando ele for responder o Enem, vai poder ficar mais tranquilo, sem nenhuma surpresa”, disse.

A prova composta por questões inéditas formulada pelos professores do Pré-Universitário trouxe toda a complexidade do Enem, com conteúdo de Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, além da Redação. No próximo sábado, dia 2, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com previsão de encerramento às 13h.

 

De acordo com a diretora Eliana Passos, o simulado era uma ação isolada do Pré-Universitário, incorporado ao calendário letivo das escolas. “Todas as escolas do ensino médio têm este dia letivo como dia de simulado na perspectiva do Enem. É um trabalho consolidado do programa e que cumpre sua finalidade que é de atingir toda a rede na perspectiva de termos um número considerado de aprovação no Enem”, explicou.

 

Ela ainda acrescentou que o Simula Enem faz parte das atividades denominada de Maratona do Enem, através da qual os alunos e professores vão se permitir com o resultado medir o grau de conhecimento, sabe até onde os alunos chegaram, o que já incorporaram, o que aprenderam, se estão tranquilos, se estão trabalhando o tempo necessário para responder às questões. “É um marco diagnóstico e a partir de agora os professores definirão as atividades com os estudantes”, afirmou.

 

Maratona Enem

 

Após a conclusão dos dois dias do ‘Simula Enem’, o cronograma de atividades continua com o ‘Treinando com Pesos’, nos dias 16 e 23 de setembro, a ser realizado no Instituto Federal de Sergipe (IFS). Serão revisados todos os conteúdos do segundo semestre por área de conhecimento, com foco na resolução de questões. Após esse ciclo, ocorrerá o ‘Play Enem’, no dia 7 de outubro, que estimula os estudantes por meio de atividades que tornam a revisão mais atrativa.

 

A programação continua com o ‘Revisa Enem’, que ocorre durante a semana das provas de cada área. De 25 a 31 de outubro, será realizada a revisão de Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Entre essas duas semanas de intensivo, haverá a revisão final no dia 1º de novembro. Já entre 6 e 10 de novembro, serão revisadas as áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.