Mais de 200 mil estudantes da Rede Estadual já realizaram a avaliação diagnóstica “Avaliar é Tri RS”

seduc rs

04.06.2021

A segunda semana de aplicação da avaliação diagnóstica “Avaliar é Tri RS” se encerrou nesta sexta-feira, 4 de junho, com registros de ampla participação da comunidade escolar. Até o momento, mais de 200 mil alunos de todas as etapas de ensino em diversas regiões do Estado já realizaram suas provas e testaram seus níveis de conhecimento adquiridos no período da pandemia.

As provas das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática estão ocorrendo de forma escalonada e em regime de revezamento conforme os protocolos sanitários até o dia 11 de junho.

Em Santa Maria, na 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), a avaliação está mobilizando as comunidades escolares das 99 instituições de ensino que pertencem à região. No Colégio Estadual José Benincá, de Nova Esperança do Sul, mais de 90% dos 268 estudantes já realizaram suas avaliações. Conforme a diretora, Vera Medianeira, as aplicações das provas estão ocorrendo no formato presencial.

“Nós estamos tendo uma movimentação muito tranquila. Nossas salas são amplas e comportam um número adequado de alunos conforme o distanciamento mínimo de 1,5 metros por pessoa. Portanto, estamos bem adiantados no nosso cronograma”, destaca.

Também na região da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), a Escola Padre João Zanella, da área rural de Nova Palma, fechou a semana com 100% dos alunos com as provas concluídas. De acordo com a diretora, Dione Pinto Grendene, todos os 50 estudantes concluíram a avaliação de forma presencial em 4 dias de trabalhos.

“Fizemos uma mobilização com os pais e responsáveis da comunidade escolar para que todos fizessem a prova de forma presencial.  Foi feito um revezamento conforme os protocolos sanitários. Na próxima segunda-feira, 7 de junho, já começaremos a elaborar a planilha dos resultados”, comemora.

Em Santa Cruz do Sul, na região da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), a avaliação “Avaliar é Tri RS” irá mobilizar, até o dia 11 de junho, as 93 instituições de ensino da região. Segundo o coordenador, Luiz Ricardo Pinho de Moura, os estudantes aptos a realizarem a prova no formato presencial já concluíram as avaliações na última segunda-feira, 31 de maio. Agora, o foco está sendo na aplicação da prova no formato remoto. 

“Estamos em um ritmo tranquilo de trabalho e já alcançamos todas as etapas de ensino. Diversas escolas da região estão bastante adiantadas e com grande engajamento das comunidades”, explica.

A Escola Ernesto Alves de Oliveira, que conta com 1.274 alunos, teve forte mobilização de pais e responsáveis para que os estudantes comparecessem presencialmente para realizar a prova. Com isso, mais de 80% das aplicações dos testes já foram realizadas.

Conforme a diretora, Janaína Venzon, a expectativa é concluir as aplicações em breve. “Nós estamos fazendo um revezamento e já atendemos todas as etapas de ensino da escola. Na próxima semana o processo continua para as turmas de Ensino Médio. A comunidade está ajudando muito e isso é um fator fundamental”, considera.

Avaliar é Tri RS

Para aferir o aprendizado dos estudantes no ano de 2020, bem como avaliar as principais competências pedagógicas que precisam ser reforçadas para 2021, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) lançou a avaliação diagnóstica “Avaliar é Tri RS”.

A aplicação, que deve ser feita de forma impressa ou digital, ocorre em todas as escolas da Rede Estadual de 24 de maio ao dia 11 de junho. Estão sendo avaliados os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Após a realização dos testes, os resultados individualizados de cada aluno ficarão disponíveis na plataforma do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da Universidade Federal de Juiz de Fora.