Mais de 6 mil estudantes de escolas estaduais da zona norte realizam simulado de preparação para o Saeb

Amazonas

26.07.2023

Aproximadamente 6 mil alunos do Ensino Fundamental e Médio de 32 escolas estaduais da Coordenadoria Distrital de Educação 7 (CDE 7), que é responsável pelas unidades de ensino da zona norte de Manaus, realizaram um simulado preparatório para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). 

Os estudantes farão a prova nacional, que compõe a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a partir de outubro deste ano. Cada unidade escolar preparou a prova para os estudantes do 5º e do 9º ano, do Ensino Fundamental, e 3ª série, do Ensino Médio. 

A coordenadora distrital de educação, Mirian Verdes, explicou que a ação tem como principal objetivo trabalhar os descritores identificados como ponto de atenção por escola. Segundo ela, a meta foi garantir 80% de participação.

“A atividade visa fortalecer as ações pedagógicas planejadas para serem executadas em 2023. Nossa expectativa é voltada para melhoria do rendimento; garantindo, com isso, o fortalecimento da prática educativa em parceria com a escola, família e comunidade”, expressou a coordenadora. 

Na Escola Estadual Senador Jefferson Carpinteiro, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, 257 alunos dos turnos matutino e vespertino, realizaram o simulado.

 A gestora da unidade de ensino, Janeth Cavalcante Graça, contou que a escola já vem trabalhando desde o início de março com os simulados. “Temos um plano de ações sobre o Saeb que conta com reforço escolar, gincana, roda de conversa, mobilização com os alunos e professores, para serem cumpridos até a data da prova”, finalizou a gestora. 

Saeb

Em 2023, alunos de todo país realizarão as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As médias de desempenho dos estudantes apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, segundo o Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). 

O Amazonas mostrou avanço nos últimos resultados divulgados pelo Ministério da Educação  (MEC) e pelo  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2022. Após subir quatro posições em comparação com a avaliação anterior, feita em 2019, o estado se tornou o 8º melhor no ranking entre os estados brasileiros. 

FOTOS: Divulgação/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto.